Acesso ao Blog - 25/10/2009

Diaconia Geral

Minha foto
Aquiraz, CEARÁ, Brazil
Difundir o Carisma através da implantação de grupos que sejam uma presença da obra Shalom em uma Diocese. http://assessoriadedifusaodaobra.blogspot.com/

ACESSE : Portal Shalom de Cara Nova

quinta-feira, outubro 28, 2010

28 de Outubro

Santos Apóstolos Simão e Judas Tadeu

Simão, natural de Caná, pertencente à tribo de Neftali ou Zabulon, aparece nos Atos dos Apóstolos com o título honroso de Zelador (Zelotes). Outros o identificam com Natael (os Gregos, os Coptas, e Etiópios) ou até com o esposo das bodas de Caná. Não deve ser confundido com o Apóstolo São Simão, parente de Nosso Senhor. Segundo os Abessínios, foi São Simão apóstolo da Samaria e depois bispo de Jerusalém, onde morreu crucificado. Os Gregos transportam sua atividade apostólica para as regiões do mar negro, o Egito, África setentrional, Bretanha. Ainda outros afirmam ter sido apóstolo dos Partas, na Pérsia, onde teria sido martirizado. Relíquias deste apóstolo se encontram em Roma e Colônia. Os Gregos e os coptas celebram sua festa em 10 de Maio. Apóstolos, todos três e filhos de Cléofas ou Alfeu e Maria, uma das santas mulheres que assistiram a morte de Jesus Cristo na Cruz. Foi Judas aquele Apóstolo que, por ocasião da última ceia, perguntou a Jesus Cristo porque se manifestava só aos apóstolos e não ao mundo. O divino Mestre respondeu-lhe que o mundo não era digno das revelações divinas, por ser inimigo de tudo que é de Deus.
Depois da descida do Espírito Santo, quando dos Apóstolos cada um procurou seu campo de evangelização, Judas Tadeu se dirigiu para Síria, Mesopotâmia e Armênia. Em 63 tomou parte no concílio apostólico em Jerusalém, que elegeu Simão, irmão de Judas, bispo e sucessor de São Tiago Maior.
Nicéforo e outros referem que Judas morreu em Edessa. Outros, porém, dizem que sofreu o martírio na Pérsia.
Acredita-se que os corpos destes dois Apóstolos acham-se na catedral de São Pedro em Roma. De São Judas Tadeu existe uma epístola, a última das epístolas católicas escritas no cânon dos livros sacros e reconhecidos pela Igreja. Esta Epístola, segundo opinião de muitos, Judas dirigiu-a aos judeus-cristãos (judeus que se tinham convertido ao cristianismo) da Palestina. É provável que tenha sido composta antes da destruição de Jerusalém, porque o Apóstolo nenhuma alusão faz à tal catástrofe, o que seria estranhável, se a tivesse escrito depois do ano 70.
Prediz a condenação dos hereges, que com os anjos infiéis queimarão nas chamas vingadoras, eternamente. Fala de São Miguel, guarda do túmulo de Moisés “Imperet illi Deus”.
Nela são exortados os cristãos de conservar a doutrina que receberam dos grandes mestres da Igreja, o que faz supor que esta epístola tenha sido escrita depois da morte dos outros Apóstolos.

REFLEXÕES

Longos anos passaram estes dois Apóstolos em árduos trabalhos pela salvação das almas e pela propagação do reino de Cristo sobre a terra. Salvar almas é sua meta e para consegui-la não medem sacrifícios, por mais freqüentes e dolorosos que sejam. Também nós devemos ser apóstolos zeladores da propagação da fé. Se o amor de Jesus Cristo nos anima, não podemos deixar de ter amor também à sua obra, que é conduzir todos os homens ao aprisco do supremo pastor. “As missões estrangeiras, diz o grande Papa Pio X, são empreendimentos que carecem ser recomendados aos católicos de fé. Quem souber apreciar o valor da nossa religião e possuir uma centelha de amor ao próximo, decerto não negará auxílio a tantos pobres irmãos, que se perdem nas trevas e na sombra da morte”.
Dá às missões tuas orações, tuas mortificações, tua esmola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

FORMAÇÃO SHALOM

Diversos Blogspot

Blogs de Grupos da Difusão do Carisma Shalom