Acesso ao Blog - 25/10/2009

Diaconia Geral

Minha foto
Aquiraz, CEARÁ, Brazil
Difundir o Carisma através da implantação de grupos que sejam uma presença da obra Shalom em uma Diocese. http://assessoriadedifusaodaobra.blogspot.com/

ACESSE : Portal Shalom de Cara Nova

sábado, março 13, 2010

Discurso de Bento XVI aos Bispos do Sudão - 13/03/2010

Bollettino della Sala Stampa della Santa Sede, com tradução de CN Notícias


Sua Eminência,
Queridos Irmãos Bispos,


Com grande alegria vos recebo, Bispos do Sudão, em vossa visita quinquenal aos túmulos dos Apóstolos Pedro e Paulo. Agradeço ao Bispo Deng Majak pelas amáveis palavras que me dirigiu em vosso nome. No espírito de comunhão no Senhor que nos une como sucessores dos Apóstolos, eu me uno a vós em ação de graças pelo "dom maior" (cf. 1 Cor 12, 31) da caridade cristã, que é evidente em vossas vidas e no generoso serviço dos sacerdotes, religiosos e religiosas e fiéis leigos do Sudão. Vossa fidelidade ao Senhor e os frutos do vosso trabalho em meio a dificuldades e sofrimentos são testemunho eloquente do poder da Cruz, que brilha em meio a nossas limitações e fraquezas humanas (cf. 1 Cor 1, 23-24).

Eu sei o quanto vós e os fiéis de vosso país esperam a paz, e como vós estais trabalhando pacientemente para que ela seja restaurada. Ancorados na vossa fé e esperança em Cristo, o Príncipe da Paz, vós podeis sempre encontrar no Evangelho os princípios necessários para dar forma à vossa pregação e ensino, vossos julgamentos e ações. Inspirados por esses princípios, e ecoando as justas aspirações de toda a Comunidade católica, vós tendes falado com uma só voz ao rejeitar "qualquer regresso à guerra" e ao apelar para o estabelecimento da paz em todos os nível da vida nacional (cf. Sudan Bishops’ Statement, For a Just and Lasting Peace, 4).

Se a paz é plantar raízes profundas, esforços concretos devem ser feitos para diminuir os fatores que contribuem à instabilidade, particularmente a corrupção, tensões étnicas, indiferenças e egoísmos. Iniciativas nesse sentido certamente serão frutíferas se forem baseadas na integridade, num senso de fraternidade universal e nas virtudes da justiça, responsabilidade e caridade. Tratados e outros acordos, indispensávéis blocos de construção no processo de paz, somente darão fruto se forem inspirados e acompanhados pelo exercício da madura e moralmente correta liderança.

Exorto-vos a tomar partido de vossa experiência recente na Assembléia Especial para a África do Sínodo dos Bispos, a fim de que continueis a pregar a reconciliação e o perdão. Os efeitos da violência podem levar muitos anos para sarar; já a mudança de coração, que é condição indispensável para uma paz justa e duradoura, deve ser implorada desde já como um dom da graça de Deus. Como arautos do Evangelho, vós tendes procurado incutir em vossos colaboradores e na sociedade um senso de responsabilidade para com as gerações presentes e futuras, incentivando o perdão, a aceitação mútua e o respeito pelos compromissos assumidos. Da mesma forma, vós tendes trabalhado para alavancar os direitos humanos fundamentais através da lei e apelais para a aplicação de um modelo integral de desenvolvimento econômico e humano. Aprecio tudo o que a Igreja em vosso país está fazendo para ajudar as pessoas pobres a viver com dignidade e auto-estima, por ajudá-los a encontrar, trabalho duradouro e permitir-lhes dar o seu contributo adequado para a sociedade.

Como sinal e instrumento da humanidade restaurada e reconciliada, a Igreja já agora experiencia a paz do Reino, através de sua comunhão com o Senhor. Possa vossa pregação e atividade pastoral continuar a ser inspirado por uma espiritualidade de comunhão que une as mentes e os corações na obediência ao Evangelho, participação na vida sacramental da Igreja e fidelidade à vossa autoridade episcopal. O exercício daquela autoridade nunca deve ser visto "como algo de impessoal e burocrático, precisamente porque se trata duma autoridade que nasce do testemunho" (cf. Pastores Gregis, 43). Por essa razão, vós mesmos deveis ser os primeiros professores e testemunhas de nossa comunhão na fé e no amor de Cristo, partilhando iniciativas comuns, ouvindo a vosso colaboradores, ajudando os sacerdotes, religiosos e fiéis a aceitar e apoiar um ao outro como irmãos e irmãs, sem distinção de raça ou grupo étnico, em uma generosa troca de dons.

Como uma parte significativa deste testemunho, encorajo-vos a dedicar vossa energia para o fortalecimento da educação católica e, assim, preparar pessoas leigas em particular para dar testemunho convincente de Cristo em todos os aspectos da família, vida social e política. Essa é uma tarefa para a qual a Universidade de Santa Maria de Juba e movimentos eclesiais podem dar um contributo significativo. Depois, pais, catequistas são o primeiro elo na cadeia de transmissão do tesouro precioso da fé. Exorto-vos a cuidar de sua formação e necessidades.

Finalmente, gostaria de expressar o meu apreço por vosso esforços em manter boas relações com os seguidores do Islã. Enquanto vós trabalhais para promover a cooperação em iniciativas concretas, gostaria de incentivá-los a sublinhar os valores que os cristãos têm em comum com os muçulmanos como base para aquele "diálogo da vida", que é um primeiro passo essencial rumo ao verdadeiro respeito e compreensão inter-religiosa. A mesma abertura e amor devem ser mostrados pelas pessoas pertencentes às religiões tradicionais.

Queridos Irmãos Bispos, através de vós eu envio saudações aos sacerdotes e religiosos de vosso país, para as famílias e, de um modo particular, para as crianças. Com grande carinho eu recomendo-vos às orações de Santa Bakhita e São Daniel Comboni, bem como à proteção de Maria, Mãe da Igreja. A todos vós eu concedo cordialmente a minha Bênção Apostólica, como penhor de sabedoria, alegria e força no Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

FORMAÇÃO SHALOM

Diversos Blogspot

Blogs de Grupos da Difusão do Carisma Shalom