Acesso ao Blog - 25/10/2009

Diaconia Geral

Minha foto
Aquiraz, CEARÁ, Brazil
Difundir o Carisma através da implantação de grupos que sejam uma presença da obra Shalom em uma Diocese. http://assessoriadedifusaodaobra.blogspot.com/

ACESSE : Portal Shalom de Cara Nova

quinta-feira, setembro 03, 2009

Confiar na Palavra do Senhor


"Estando Jesus um dia à margem do lago de Genesaré, o povo se comprimia em redor dele para ouvir a palavra de Deus. Vendo duas barcas estacionadas à beira do lago, - pois os pescadores haviam descido delas para consertar as redes ,   subiu a uma das barcas que era de Simão e pediu-lhe que a afastasse um pouco da terra; e sentado, ensinava da barca o povo.      
Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar. Simão respondeu-lhe: Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos; mas por causa de tua palavra, lançarei a rede.    Feito isto, apanharam peixes em tanta quantidade, que a rede se lhes rompia.    Acenaram aos companheiros, que estavam na outra barca, para que viessem ajudar. Eles vieram e encheram ambas as barcas, de modo que quase iam ao fundo.     
Vendo isso, Simão Pedro caiu aos pés de Jesus e exclamou: Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador.    É que tanto ele como seus companheiros estavam assombrados por causa da pesca que haviam feito.  O mesmo acontecera a Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus companheiros. Então Jesus disse a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens.    E atracando as barcas à terra, deixaram tudo e o seguiram. " (Lc 5,1-11)



No Evangelho de hoje, vemos Jesus que estava à beira do lago de Genesaré  (que é o mesmo Lago de Tiberíades ou Mar da Galiléia) e era comprimido pela multidão que desejava ouvi-Lo. Jesus sobe em um dos barcos que se encontrava ali à beira do lago, o barco de Pedro, e pede a ele que deixe a praia, afastando-se um pouco; poderíamos pensar que Jesus estava somente pensando em fazer com que a Sua voz fosse ouvida por todos, mas é exatamente aí que sua voz chega ao coração de Pedro e suscita nele a confiança e o abandono.
Vejamos por partes: Pedro tinha trabalhado a noite inteira, tentando pescar, mas não conseguiu pegar nada. Certamente estava cansado. Pela manhã, enquanto lavava as redes, antes de retornar para a sua casa, aproxima-se uma multidão e Jesus, que escolhe a sua barca como cátedra para ensinar ao povo. Tendo terminado, Jesus diz a Pedro: “Faze-te ao largo e lança as redes para a pesca”. Jesus era um carpinteiro, não era um perito em pesca; mas Pedro, o pescador, mesmo com toda a sua experiência e com o cansaço e o fracasso da noite anterior, confia naquela voz e obedece ao Seu comando: “Mestre, trabalhamos durante toda a noite e nada apanhamos; mas, porque tu o dizes, lançarei as redes”.
Vendo o milagre, Pedro cai de joelhos diante do Senhor e exclama: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador”. Ele percebe estar diante daquele que é o Senhor e vê a distância infinita que existe entre o Deus Santo e ele, um homem fraco. O cair de joelhos é sinal de adoração, de reconhecimento da santidade de Deus; de reconhecimento da própria indignidade em estar na presença do Senhor.
E Jesus vai além: “Não temas, doravante serás pescador de homens”. Assim como a pesca milagrosa, Pedro vê naquelas palavras algo que ultrapassa a sua compreensão, mas acolhe o chamado, diz sim e torna-se discípulo de Jesus: “deixando tudo o seguiram”.
Pedro não esperava por aquele encontro, que aconteceu num momento aparentemente inoportuno, mas é o Senhor que vem ao nosso encontro, onde e como nós estamos. Ele entra na nossa vida e nos convida a confiar na sua voz. Tantas vezes pede-nos algo que podem parecer sem sentido, como fez com Pedro e seus companheiros, quando na verdade, está nos convidando a ir mais longe, mais fundo na fé e no abandono em sua vontade. Quando somos capazes de dizer sim ao chamado de Deus, como Pedro, experimentamos sempre a potência do Seu amor. Que o Senhor nos dê essa graça hoje, através desse Evangelho. Amém.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 
por Escola de Formação Shalom 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

FORMAÇÃO SHALOM

Diversos Blogspot

Blogs de Grupos da Difusão do Carisma Shalom