Acesso ao Blog - 25/10/2009

Diaconia Geral

Minha foto
Aquiraz, CEARÁ, Brazil
Difundir o Carisma através da implantação de grupos que sejam uma presença da obra Shalom em uma Diocese. http://assessoriadedifusaodaobra.blogspot.com/

ACESSE : Portal Shalom de Cara Nova

segunda-feira, abril 26, 2010

Parresia

Temos medo de nos aproximar do fogo; não queres mergulhar nele; temos medo de nos queimar. Mas Deus te diz: “Abrace-me, que sou fogo contagiante e você estará apaixonado por mim; é suficiente deixar-se queimar por esse amor”. O que é necessário para se deixar beijar? Simplesmente apresentar os lábios; o que é necessário fazer para inflamar-se? Permanecer dentro do fogo; isso leva tempo, mas acontece!
Vamos a uma historinha. Um senhor francês foi para um acontecimento noturno; ele estava muito elegante e segurava uma taça de champanhe. Então disse: “Senhora, como esse champanhe a faz ficar bela!”. E a senhora diz: “Mas eu não bebi champanhe nenhuma...” Ele diz: “Está certo, a senhora não bebeu, mas eu bebi uma garrafa inteira”. É a mesma coisa. Existem algumas mulheres que ao voltar da Missa dirão aos seus maridos: “Como a Missa faz você ficar amável, maravilhoso!” E o marido vai dizer: “Ih! eu nem fui à Missa, eu fui ver o futebol!” E a mulher vai dizer: “É, mas eu fui à Missa!” E quanto mais eu for à Missa, mais vou conseguir amar o meu próximo; eu vou beber o amor – “aquele que bebe o Meu sangue tem a vida em mim” –. É isso, estou “bêbado do Espírito Santo”, e “estou apaixonado”.
Essa assembléia é como um grande poço, onde muitos camelos – que são vocês –, vêm beber. O poço é o lugar onde há água, vida, alegria. E Jacó vai ao poço, procurar uma esposa (cf. Gn 29). Lá havia vários rebanhos, com diferentes pastores, pequenas comunidades diferentes... e chega Jacó! Eles todos estavam esperando, porque sobre o poço havia uma pedra muito grande que eles não conseguiam tirar, e todos os rebanhos, principalmente os animais mais jovens tinham sede. Chega Raquel, ela é jovem, é bela! Assim que Jacó vê Raquel, ele tira rapidamente a pedra, que se tornara “leve”, ele conseguiu tirar a pedra do poço e foi ele que deu de beber aos animais jovens do rebanho.
Primeiro, o amor nos faz fortes! Extremamente fortes! “E o amor foi derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”. A Santa Virgem conhecia Gênesis 29, ela sabia muito bem que Raquel de fato existiu e que essa Raquel já anunciava Maria; falando de uma maneira simbólica, assim que Deus viu Maria, a pedra do túmulo rolou. É por amor, um amor louco, inacreditável, infinito por Maria, ela que permitiu a Encarnação de Deus e assim permitiu também a redenção, mas ela também é nossa irmã; uma vez que eu tenho comigo o meu terço, sou como Raquel e Deus me olha rezando o terço e Ele tira a pedra do poço. Deus é apaixonado por mim! Essa é a boa nova. E, se nós cremos na boa nova, tudo mais é inútil, sem sentido. A declaração de amor de Deus para Maria foi de uma delicadeza extrema, e em Maria, que é a mãe de todos nós, na Igreja da qual Maria é a mãe, todos os dias e todo o tempo, Deus quer me dizer uma declaração de amor, e eu não escuto, não presto atenção... Deus não pode gritar. O rapaz que está apaixonado por uma moça, não vai no meio da rua gritando: “Maria, eu te amo!” Ele seria louco! E o que ele vai fazer? Ele vai convidá-la para um lugar muito agradável, com uma música romântica, vai limpar a garganta e fazer uma declaração de amor. Eu fiz besteiras terríveis na minha vida, mas nunca disse: “Eu te amo” a outra pessoa senão à minha mulher. E você, cuidado, para não desgastar essa palavra! Então, a primeira vez que você fizer uma declaração de amor, faça a uma pessoa, a uma jovem que você realmente ama; você tem medo que ela diga “Não”? Todos os homens sabem que quando uma mulher diz “não, não, não...” no final das contas, pode se dar um jeito. Mas, se ela diz: “Ah! nem te ligo”, aí sim, o rapaz fica tímido, porque ele tem medo da indiferença! O amor tem medo da indiferença, e se pode dizer, de certa maneira, que Deus é tímido.
Se um rapaz quer falar a uma moça e ela fica falando, falando, falando, em hebraico ele diz: “Shemma”, que significa “Escuta!” Um escriba perguntou a Jesus: Qual é o 1º Mandamento? (cf. Mc 12,29). E Jesus respondeu: “O primeiro Mandamento é “Shemma, Israel”, que significa “escuta, Israel, amarás o teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças, e ao teu próximo como a ti mesmo”. Escute bem, a primeira palavra do primeiro mandamento é “Shemma”. É porque entenderam isso, que jovens, pessoas adultas, pessoas de idade, passam duas horas diante do Santíssimo Sacramento. É impossível amar sem escutar. É impossível deixar que Jesus faça a sua declaração de amor sem escutá-lo. Enquanto eu digo isso, há alguns aqui tocados por essas palavras; é normal, é o Espírito Santo em você, que te chama a escutar, você tem desejo de ir adorar; “Sim Senhor, eu quero Te escutar; eu quero fazer “Shemma”. Vocês, que experimentam isso agora, não reprimam essa idéia, não desistam desse chamado. Deus chama você, talvez, a grandes momentos de oração com Ele. Então, uma vez que Deus disse “Shemma” e a jovem aceitou, então Deus vai começar a fazer a sua declaração de amor.
E agora vou contar uma parábola. O filho de um rei, muito bonito e muito rico, se apaixona por uma jovenzinha do campo, que não sabe ler, é pobre, muito suja, sem nenhuma beleza, e além do mais é malvada. Coitado desse príncipe! Como se explica ele ter ficado apaixonado por essa moça? Atenção! Não estou falando de Raquel, nem da Santa Virgem, é uma pequena jovem, suja, analfabeta, burrinha, feia e malvada... sou eu mesmo; e o diabo deve dizer ao filho do rei (que é Jesus): “Você viu o Dudu? Você, Deus, é inteligente! Você fez o Dudu”. E Jesus responde: “Sim, mas eu o amo!” Então, o que é que o filho do rei vai fazer? Talvez ele chegue com o seu belo carro, suas belas roupas, seu telefone celular, todos os seus dentes perfeitos, e vá dizer: “Dudu, eu te amo, tu queres tornar-te meu esposo? Ir para o palácio do meu pai?”. O que eu vou dizer a esse Rei que me convida a ir ao seu castelo e me casar com Ele? “Sim, meu príncipe!” É exatamente assim que acontece com Deus. Como se chama uma senhora de quem se tenta comprar o amor com cartões de crédito, com belos dentes, com carros?... Se eu tenho um pouco de dignidade, vou dizer: “Por que você vem aqui me oferecer esse cartão de crédito, com teu belo sorriso! Você me respeite!” O príncipe vai ficar bloqueado, sem saber o que dizer. Por outro lado, se a jovem diz: “Sim, meu príncipe”, ele vai ficar sem saber se é por causa do que ele tem. E essa questão é profundamente importante quando se fala de amor. Todos nós temos sede de ser amados e não pelo que temos. TODOS! Inclusive Deus.
Então, o que Ele vai fazer? Ele vai se vestir como uma pessoa inferior, vai deixar o seu castelo e vai procurar onde é a casinha da sua jovem. Ele vai chegar cheio da poeira do caminho e vai ser insultado pelas pessoas daquela cidade, que não o conhecem; ele vai ser humilhado, vai ser batido, vai receber uma surra das pessoas da cidade. Mas Ele vai perservar até o fim, porque Ele a ama. Aí, Ele finalmente chega à porta do meu coração. Ele não vai dar um chute na porta para abrir, não vai forçar, o amor não pode forçar; se o amor forçar, não é mais amor. Deus é amor (1Jo 4,16). Deus não pode forçar você, Ele só pode mendigar. Ele vai bater à porta, durante muito tempo, porque eu não escuto bem; e quando eu ouvir, eu vou, lá de dentro, gritar: “Quem é?” E Ele vai dizer: “Sou Aquele que te ama! Eu sou o amor; sou o amor da tua vida”; e aí eu vou dizer: “Tudo bem, pode entrar”. Ele vai dizer: “Eu não posso! A porta está fechada, abre!” Então, vou tentar abrir, mas não consigo. Vou puxar, forçar, durante “anos”. E para abrir a porta do meu coração, é preciso que eu recue. Ah! mas eu não gosto! Eu não gosto de recuar.
A prova de que recebemos a efusão do Espírito é quando nós, sem nenhuma hesitação, aceitamos “puxar” a porta, “recuar”, nos abaixar, deixar que Deus faça. Aí a porta se abre. E o que eu vejo? O Leão da Tribo de Judá bonito, glorioso, com todos os serafins e querubins? Não! Eu vejo o Cordeiro Imolado. Ele não tem todos os bens que eu queria, a saúde, a riqueza, o bem estar, o sucesso... As suas mãos estão vazias, feridas. É assim o Amor, crucificado. Deus é inacreditavelmente POBRE! Se você pudesse saber a vulnerabilidade de Deus, nesse momento da Efusão do Santo Espírito..., quando enfim a porta se abre dentro de nós. Não é o Leão de Judá, não é a vitória dos Apóstolos, não é Aquele que faz milagres, isso tudo virá depois, mas é o Cordeiro Imolado, que olha para você e diz: “Você confia em mim? Faz tanto tempo que te procuro. É na droga, é na sexualidade, faz 17 anos que eu te procuro, e você tem 22 anos e ainda não me fez entrar em seu coração”. E há muitos de nós nessa situação, e nesse momento Jesus diz: “Eu não tenho nada para te provar que sou o Filho de Deus Pai Todo Poderoso, mas eu te amo, confia em mim. Deixe-me entrar como sou, não me peça presentes agora...”
É essa a declaração de amor de Jesus! E aí você vai dizer: “Mas é terrível, nós nos arriscamos a cometer um engano, é arriscado dizer “não” e aí tudo se perde”. Mas se você disser: “Maria, ensina-me a escutar a declaração do amor de Deus, ensina-me a deixar Jesus entrar, como Ele é”, não como eu quero, mas como Ele é, com as mãos vazias sobre a cruz aos pés de Jesus. É preciso ter docilidade ao Espírito Santo. E aprender a conciliar Marta e Maria, oração e apostolado. Eu creio que vocês trazem um carisma de missão que ainda não se desenvolveu, que está ainda muito pequenininho, como um grãozinho e isso se tornará, eu sei, uma grande árvore. Vocês são responsáveis por esse carisma que vocês trazem; vocês não têm direito de calar-se; se vocês se calarem, as pedras gritarão. O Brasil é muito grande, 240 dioceses, é preciso partir 2 a 2, 3 a 3..., partir, por todo canto do Brasil, colocando fogo, incendiando! A partir de hoje, a partir do final da Missa, é preciso falar de Jesus a 10 pessoas que não conhecem Jesus. Se eu voltar aqui antes de Jesus voltar, vou perguntar a vocês onde vocês estão, então vocês vão me responder: “Nós fomos pela Amazônia, nós fomos pelas favelas... pelos lugares desertos, fomos pelos subúrbios de São Paulo, fomos até os confins do Brasil e o Brasil está em fogo... Façam com que quando eu voltar, se Jesus não tiver voltado, o Brasil esteja em fogo, ou então o Senhor me fará vir aqui e colocar fogo, e fazer vocês trabalharem à força. Por isso, que Ele esteja já todo em fogo e vocês possam atravessar o Atlântico e tocar fogo na França, em gratidão!


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
por
Revista Shalom Maná - ED. Shalom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

FORMAÇÃO SHALOM

Diversos Blogspot

Blogs de Grupos da Difusão do Carisma Shalom