Acesso ao Blog - 25/10/2009

Diaconia Geral

Minha foto
Aquiraz, CEARÁ, Brazil
Difundir o Carisma através da implantação de grupos que sejam uma presença da obra Shalom em uma Diocese. http://assessoriadedifusaodaobra.blogspot.com/

ACESSE : Portal Shalom de Cara Nova

quinta-feira, setembro 09, 2010

Consagração da primeira turma de celibatários Shalom

08-09-2010


Ocorreu na noite desta quarta-feira a consagração perpétua no celibato de quarenta e quatro irmãos da Comunidade Shalom. Esta é a primeira turma de consagrados perpétuos da Comunidade desde sua fundação. O evento ocorre no Shalom da Paz, rua maria Tomásia, 72, Aldeota, Fortaleza a partir das 18h30. A este momento histórico da Comunidade convidamos nossos amigos e irmãos.
Este evento é um épico e divisor de águas da Comunidade, a partir desta turma, em todas as missões, será possível haver tais consagrações definitivas. Na missa os irmãos professaram os votos de pobreza, obediência e castidade no celibato pelo reino dos céus. Assim professando os conselhos evangélicos em carácter perpétuo revogam de modo permanente o retorno ao mundo como leigo comum, passam a ter carácter similar aos consagrados da vida religiosa e renunciam assim àquelas que estão entre as grandes bênçãos lícitas deste mundo, escolhendo de livre vontade viver no próprio  estado que Cristo escolheu para si. Passam assim a ter por toda a vida o Cristo por esposo, unindo-se esponsalmente ao cordeiro até a sua páscoa definitiva quando para sempre serão com a graça de Deus celibatários. 
A Comunidade tem vinte e oito anos, e a partir do reconhecimento em nível pontifício ocorrido em 2007 resolveu se preparar de modo formal à Consagração definitiva, que hoje se consolidará.
Com o voto de pobreza, renunciam a ter posses, doravante para sempre nada poderão ter como seu, mas só administrarão o que a comunidade lhes aprouver, vivendo somente da providência. O Código de direito canônico define esta opção como a a escolha de se assemelhar a Cristo que sendo rico se fez pobre.
Com o voto de obediência, renunciam a vontade própria, passando a obedecer como vontade de Deus a tudo aquilo que a Igreja e a Comunidade lhes orientar. Este voto é definido como a escolha de obedecer por opção àqueles que fazem as vezes de Deus para os professos.
E pelo voto de castidade no celibato pelo reino dos céus, passam a viver com o coração indiviso ter apenas o Cristo por esposo por toda sua vida, renunciam assim ao casamento e todas as opções e experiências esponsais humanas. Através deste voto definem seu estado de vida.
Existe ainda um outro rito na comunidade, feito todos os anos que é o da promessa de vivência do carisma. Nesta outra celebração, todos os membros da comunidade já preparados, sejam celibatários, casados ou em discernimento de estado,  prometem viver segundo os estatutos da comunidade Shalom, e une toda a Comunidade num só carisma.
Pedimos oração por esta turma que inicia formalmente a entrega permanente dos nossos corações a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

FORMAÇÃO SHALOM

Diversos Blogspot

Blogs de Grupos da Difusão do Carisma Shalom