Acesso ao Blog - 25/10/2009

Diaconia Geral

Minha foto
Aquiraz, CEARÁ, Brazil
Difundir o Carisma através da implantação de grupos que sejam uma presença da obra Shalom em uma Diocese. http://assessoriadedifusaodaobra.blogspot.com/

ACESSE : Portal Shalom de Cara Nova

quarta-feira, setembro 14, 2011

Shalom debate economia sustentável


A Comunidade Católica Shalom através do Instituto Gaudium et Spespromove palestra com o tema Crise de 2008: a chave para descobrir uma economia sustentável e lançamento do livro, da sociedade de risco à economia civil, no auditório da FIEC, dia 14 de setembro, às 18h30.
A mesa será composta por Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom e presidente do Instituto Gaudium et Spes, Carlos Matos, diretor corporativo do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (INDI), ligado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e Carmine Tabarro, Gerente de relacionamento do Banco Prossima, na Itália, que falará sobre o tema Crise de 2008 e sua relação com o surgimento de uma economia sustentável.
O plaestrante Carmine Tabarro é formado em Direito, com especialização em economia, na Universidade "La Sapienza" de Roma. Atualmente trabalha como gerente no Banco Prossima. Há mais de trinta anos exerce a função de analista financeiro e foi um dos membros da equipe que criou o primeiro banco sem fins lucrativos na Itália.
 No ano 2000 participou em Dublin da Conferência sobre a identidade da Economia Civil e no Egito participou, por duas vezes, de conferências sobre o diálogo entre finança islâmica e economia civil. É autor de diversos artigos especializados no campo das Organizações sem fins lucrativos e na ocasião da palestra lançará o livro “Da sociedade de risco à economia civil”.
O encontro é voltado para acadêmicos de economia, jornalistas, empresários, bancários e instituições e pessoas ligadas à economia solidária.
Mais sobre o Instituto Gaudium et Spes:
Setor da Comunidade Shalom responsável por fomentar a formação e o compromisso sócio-político segundo os princípios da Doutrina Social da Igreja. Traz o nome da constituição pastoral escrita no concílio Vaticano II que trata sobre a igreja no mundo atual. A tradução da expressão latina é “sobre as alegrias e esperanças”, mote em que se desenrola o texto da constituição.

SERVIÇO:
Palestra Crise de 2008, a chave para descobrir uma economia sustentável.
Data: 14 de setembro
Horário: 18h30
LocaL: auditório da FIEC (Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota )
Entrada: gratuita
Lançamento do livro: Da sociedade de risco à economia civil, de Carmine Tabarro
Mais informações: 3474.0330

Mais sobre o livro: Da sociedade de risco à economia civil.
A partir da cultura da economia civil de mercado, este livro analisa suas causas antropológicas, morais e econômicas que estão na base da atual crise sistêmica. Embora reconhecendo o mercado como bom instrumento para construir relações não fundadas na exploração, a economia civil vê no capitalismo financeiro de matriz anglo-saxão alguns erros fundamentais ao esperar que a economia seja fundada “somente” sobre interesses individuais e egoístas, desvinculada de qualquer “laço” de caráter ético, numa concepção de que o lugar do bem comum é somente o setor social ou político.
 Em contraste, a economia civil se fundamenta na centralidade da pessoa e em sua responsabilidade individual no tocante ao mercado, à comunidade e ao Estado. A presente obra não oferece somente uma reflexão teórica, mas, a partir da experiência de mais de 30 anos do autor no campo da economia civil, propõe algumas sugestões operacionais aos agentes já comprometidos em diferentes níveis na sociedade civil; aos estudantes que desejam uma Ciência Econômica que não exclua a busca de valores como a gratuidade, a reciprocidade, a cooperação e a confiança; ao mundo “non profit” e das empresas sensíveis à cultura da economia civil; às pessoas que desejam inserir-se neste setor com competência profissional.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
por
Imprensa Shalom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

FORMAÇÃO SHALOM

Diversos Blogspot

Blogs de Grupos da Difusão do Carisma Shalom