O Renascer oferece aos participantes ricos momentos de ensinamento. As tardes são dedicadas aos cursos e Seminário de Vida no Espírito Santo.
Para os que já fizeram seminário, as opções de cursos foram três: “A alegria da eleição – Descobrindo a alegria de minha vocação”, oferecido aos jovens e ministrado por Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom; “Cura dos relacionamentos e o poder da Palavra de Deus”, pregado por Meyr Andrade, consagrada da Comunidade Shalom; e “Oração: Fonte de alegria e de amor”, facilitado por Frei Patrício Sciadini.A alegria da eleiçãoMoysés Azevedo chamou a atenção para o fato do homem ter sido criado à imagem e semelhança de Deus e, deste modo, elevou a condição humana à divina. “Deus tem uma vida em plenitude para nós, por isso não deveríamos viver como todo mundo, de uma forma mecânica”, disse.Em outro momento da pregação falou sobre a o tesouro que Deus tem reservado para o ser humano. “Deus nos escolheu para derramar sobre nós as riquezas de sua graça. Ele tem preparado algo grandioso para nós. O mundo não nos pode conceder uma vida plena, mas Deus pode no-la dá”, garantiu o pregador.“Dentro de nós existe algo que reclama a presença de Deus”, continuou Moysés, ao explicar sobre o vazio existencial do ser humano que busca, através de vários meios, preencher essa lacuna, que só pode ser tomada por Deus de tão grande e profunda que é. O fundador ainda apresentou a gratuidade do amor divino pelo homem. “Basta olharmos nossa vida e vermos de onde Deus nos tirou.Poderíamos nos questionar: onde eu estava quando Deus me encontrou? E mais, eu poderia me perguntar onde eu estaria se Deus não tivesse me encontrado?”, questionou.A cura dos relacionamentos e o poder da palavraMeyr Andrade baseou parte de sua pregação na passagem bíblica encontrada na primeira carta de são Paulo aos Coríntios, cap. 13, a partir do versículo 4. Nesta passagem, se encontra a descrição paulina do amor ou o hino à caridade. Segundo Meyr, o trecho bíblico serve para abalizar nossos relacionamentos.“A paciência referida na passagem bíblica é aquela que nos desarma e nos faz acolher o outro como ele é, até nos capacita a transformar o outro tamanho é seu poder”, explica a pregadora.O tema seguinte na carta paulina indica que a Caridade é bondosa. “Essa bondade é permeada de gratuidade. Eu decido ser generoso e não espero recompensa alguma”, disse a ela.
Oração: Fonte de alegria e amor
Frei Patrício conduziu o curso dedicado ao ensinamento sobre a oração. O carmelita descalço tomou o Salmo 138 como base para sua pregação. “Somos como gotas de água no oceano de Deus. Somos conhecidos por Ele, perfeitamente conhecidos. É isso que nos ensina este salmo”, comentou o Frei. “A coisa mais bela que existe é quando somos conhecidos por alguém”, acrescentou.
Frei Patrício acenou para a realidade atual das famílias nas quais prevalece o individualismo.
“Hoje nossas casas viraram hotéis, perdeu-se a familiaridade”, comparou. E continuou: “a alegria consiste em nos preocuparmos com a felicidade do outro e não com a nossa própria. Assim como Jesus devemos nos esquecermos de nós mesmo em detrimento do outro”, exortou.
O Frei ainda lembrou que o amor é constituído de pequenos gestos que nos possibilitam realizar grandes coisas.
Imagens por Rogério Rodrigues E Silvio
Imagens por Rogério Rodrigues E Silvio
Nenhum comentário:
Postar um comentário