

Na formação da manhã desta segunda-feira, a co-fundadora da Comunidade Shalom, Emmir Nogueira, abordou o tema central do Renascer 2010, "A alegria nasce do amor". Abordou alguns pontos que agradam a Deus e são formas de demonstrar nosso amor a Ele. Emmir apontou cinco: Dizer sempre "Eu te Amo para Deus"; Confiar cegamente Nele; Confiar na misericórdia de Deus; Fazer de Jesus nosso único tesouro; e lutar com todas as forcas contra o pecado.
Segundo Emmir, todo ser precisa sempre demonstrar o amor de Deus através da vida. Ao citar a traição de São Pedro, que negou Cristo por três vezes, Emmir relembrou que Cristo pediu, por três vezes, que Pedro afirmasse que o amava. "Deus que ouvir que o amamos não porque ele precisa, mas porque o homem precisa dizer "Eu te amo, Jesus". Nós precisamos sempre expressar nosso amor por Cristo, esteja cozinhando, dirigindo, fazendo compras, em todos os momentos, todas as horas, diga "eu te amo Jesus". Se isso não fosse importante, Cristo não o teria pedido a Pedro", disse Emmir.
O segundo ponto abordado por Emmir foi a confiança em Deus. Conforme a co-fundadora, o homem tem a mania de confiar em si mesmo, em suas próprias forças, e não se abandona na vontade de Deus. "Gaste suas energias amando a Deus e confia neste Deus que cuida de ti. Nada ofende tanto a Deus quanto você não confiar Nele. Confie em Deus inteiramente, cegamente, totalmente", declarou Emmir.
Ao falar sobre a Confiança na Misericórdia de Deus, Emmir comparou as atitudes de Judas e São Pedro. "Judas não acreditou na misericórdia de Deus, e morreu no seu pecado. Já Pedro, quando Jesus ia passando, preso, e o Seu olhar o alcançou, Pedro acreditou na misericórdia de Deus. Jesus fez Pedro reparar no seu pecado, e Pedro veio a se tornar o primeiro Papa da Igreja. Não sabemos o poder de um ato de amor a Deus".
O quarto ponto que Emmir falou foi sobre ter Jesus como o maior tesouro, verdadeira fonte da felicidade. "Será que Jesus é o único tesouro da minha vida? Será que amo a Deus mais que ao meu marido, que aos meus filhos? Estou disposta a amar a Deus mais que tudo na minha vida ou Ele é apenas um detalhe a mais?" exortou Emmir. E ressaltou: "A melhor maneira de amar o seu irmão é evangelizando".
O último ponto da formação de Emmir foi sobre a necessidade constante de lutar contra o pecado, por menor que ele pareça ser. Segundo ela, pequenos pecados são brechas para os maiores, e são portas para a ação do demônio. "Uma das maiores provas do seu amor a Deus é lutar contra o pecado com todas as suas forças, com todo o seu ser, não dizendo sim a pequenos pecados, pois ai o inimigo vem e arrasa com tudo. Nenhuma rachadura começa grande, ela começa pequena e vai aumentando, aumentando, ate que a casa cai. Então, uma das maneiras de provar nosso amor a Cristo e ama-lo tanto, com toda a sua alma, de todo o seu coração, e não permitindo que pequenos pecados entre na sua vida, assim você evita os grandes. É lutar até o sangue contra o pecado, contra os vícios, para ser fiel a Deus".
Emmir concluiu dando a formula para conseguir seguir estas orientações:
" O que nos fortalece e a eucaristia, a confissão, os sacramentos, a palavra de Deus. Você não luta contra o pecado com a sua carne, mas com a graça de Deus".
Imagens por Rogério Rodrigues E Sílvio Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário