Acesso ao Blog - 25/10/2009

Diaconia Geral

Minha foto
Aquiraz, CEARÁ, Brazil
Difundir o Carisma através da implantação de grupos que sejam uma presença da obra Shalom em uma Diocese. http://assessoriadedifusaodaobra.blogspot.com/

ACESSE : Portal Shalom de Cara Nova

terça-feira, maio 12, 2009

Para se apaixonar é preciso se encontrar!

“Seis dias depois, Jesus toma consigo Pedro, Tiago e seu irmão João e os leva a parte, a um monte alto. E se transfigurou diante deles: seu rosto se pôs brilhante como o sol e suas vestes se tornaram brancas como a luz.”

Por que a fé, as práticas religiosas estão em declive e não parecem constituir, ao menos para a maioria, o ponto de força na vida? Por que o tédio, o cansaço ao cumprir os próprios deveres de cristãos? Por que os jovens não se sentem atraídos? Por que, em resumo, este abatimento e esta falta de alegria entre os crentes em Cristo? O episódio da transfiguração ajuda-nos a dar uma resposta a estas questões.

Que significou a transfiguração para os três discípulos que a presenciaram? Até então haviam conhecido Jesus em sua aparência externa, um homem não diferente dos demais, de quem conheciam a procedência, os costumes, o tom de voz... Agora conhecem outro Jesus, o verdadeiro, que não se consegue ver com os olhos de todos os dias, à luz normal do sol, mas que é fruto de uma revelação imprevista, de uma mudança, de um dom. Para que as coisas mudem também para nós, como para aqueles três discípulos no Tabor, é necessário que suceda em nossa vida algo semelhante ao que ocorre a um jovem ou a uma moça quando se enamora. No namoro, o outro, que antes era um entre tantos, ou talvez um desconhecido, de imediato se faz único, o único que interessa no mundo. Tudo o demais retrocede e se situa em um fundo neutro. Não se é capaz de pensar em outra coisa. Sucede uma verdadeira transfiguração. A pessoa amada é vista como em um raio luminoso. Tudo aparece belo nela, até os defeitos. Sente-se indigno dela às vezes. O amor verdadeiro gera humildade.

Concretamente muda algo, inclusive, nos hábitos de vida. Conheci jovens que pela manhã seus pais não conseguiam tirá-los da cama para irem ao colégio; se encontravam um trabalho, em pouco tempo o abandonavam; ou bem se descuidavam nos estudos sem formar-se jamais... Depois, quando namoravam alguém e noivavam, pela manhã saltavam da cama, impacientes por acabarem os estudos; se têm um trabalho, cuidam muito dele. Que ocorreu? Nada. Simplesmente, o que antes faziam por constrição, agora o fazem por atração. E, a atração é capaz de fazer coisas que nenhuma constrição consegue; põe asas nos pés. “Cada um”, dizia o poeta Ovídio, “é atraído pelo objetivo do próprio prazer”. Algo do estilo, dizia, deveria suceder uma vez na vida para ser verdadeiros cristãos, convencidos, alegres. “Mas a moça ou o rapaz se vê, se toca!”. Também Jesus se vê e se toca, mas com outros olhos e com outras mãos: os do coração, da fé. Ele está ressuscitado e está vivo. É um ser concreto, não uma abstração para quem tem esta experiência e este conhecimento. Mais ainda, com Jesus as coisas vão ainda melhor. No namoro humano há artifício, atribuindo ao amado dotes que talvez não tenha e, com o tempo, freqüentemente se está obrigado a mudar de opinião. No caso de Jesus, quanto mais se lhe conhece e se está junto, mais se descobrem novos motivos para estar orgulhosos d´Ele e confirmados na própria eleição. Isto não quer dizer que devemos esperar também com Cristo a clássica “flechada”. Se um rapaz ou uma moça fica todo o tempo encerrado em casa sem ver ninguém, nunca sucederá nada em sua vida. Para se enamorar, há que se encontrar! Se está convencido, ou simplesmente começa a pensar que talvez conhecer Jesus deste modo diferente, transfigurado, é belo e vale a pena, então é necessário que comece a “encontrá-Lo”, a ler seus escritos.
Suas cartas de amor são o Evangelho: aí Ele se revela, “transfigura-se”. Sua casa é a Igreja: aí Ele é encontrado.


por Frei Raniero Cantalamessa - ofmcap, Pregador do Vaticano
Revista Shalom Maná - Ed. Shalom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

FORMAÇÃO SHALOM

Diversos Blogspot

Blogs de Grupos da Difusão do Carisma Shalom