Acesso ao Blog - 25/10/2009

Diaconia Geral

Minha foto
Aquiraz, CEARÁ, Brazil
Difundir o Carisma através da implantação de grupos que sejam uma presença da obra Shalom em uma Diocese. http://assessoriadedifusaodaobra.blogspot.com/

ACESSE : Portal Shalom de Cara Nova

sábado, outubro 10, 2009


Configurar-se a Cristo e ter um olhar de amor com os povos e raças da Terra Santa. Estes foram os temas centrais discutidos neste sábado (10), no segundo dia do Fórum Carismático Shalom 2009. O evento foi encerrado com a celebração da Santa Missa, presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Aparecido Tosi, e concelebrada pelos arcebispos da Galiléia (Israel), Dom Elias Chacour, de Palmas (TO), Dom Alberto Taveira, pelo frei Patrício Sciadini, da Ordem dos Carmelitas Descalços, e demais padres presentes no evento.

Na homilia, ao comentar o evangelho das bem-aventuranças, o arcebispo de Fortaleza afirmou que a felicidade é consequencia dessas bem aventuranças e de uma nova vida em Cristo, que é o Caminho, a Verdade e a Vida, “a verdadeira fonte de felicidade”. “As esperanças podem acabar diante de tantas desgraças, mas a palavra de Jesus continua a dizer que bem aventurados sereis vós, e somos felizes quando temos a graça de reconhecer o imenso amor de Deus por nós. Quem conhece a Deus começa a ter a referência para o que é uma vida verdadeira e o que é felicidade. Por isso Jesus revela Deus”, disse.

Ele concluiu: “Somos chamados a nos configurar a Cristo, não só nos aspectos externos, através de nosso testemunho, mas interiormente, no nosso coração, com sinais diários, para que nossa vida seja sempre um sinal da presença de Deus”.

A programação do segundo dia do Fórum Carismático foi iniciada pela manhã, com o louvor e Adoração ao Santíssimo. Em seguida, Dom Alberto Taveira pregou sobre o tema central do Fórum: “Sede Meus Imitadores como Eu o Sou de Cristo”, onde o arcebispo ressaltou a coragem e o amor de São Paulo à Cristo, e chamou o público presente, a exemplo do apóstolo, a se deixar ser “plasmado” à Cristo, por meio do Espírito Santo.

Na parte da tarde, foi a vez de Dom Elias Chacour dar seu testemunho de vida de como é ser um palestino cristão em uma terra marcada por conflitos, como Israel. Ele fez um alerta: os cristãos da Terra Santa estão saindo da região. “Apenas 25% dos cristãos da palestina ainda vivem na Terra Santa. Minha maior missão é diminuir os cristãos que vão embora da Terra Santa”, relatou o bispo católico-melquita, que fez um forte apelo à oração pela paz e pelos cristãos da do oriente.

No fim da tarde, foi realizado um painel sobre o tema “Ano Sacerdotal”, com o padre Dennys Lima, da Comunidade Católica Shalom; Frei Patrício Sciadini e Emmir Nogueira, co-fundadora da Comunidade Shalom. Padre Dennys falou sobre a vida de São João Maria Vianey, conhecido como Cura D’Ares, padroeiro dos sacerdotes e inspiração para a instalação do Ano Sacerdotal pelo papa Bento XVI. Frei Patrício abordou sobre a figura do sacerdote para o mundo de hoje. Já Emmir Nogueira palestrou sobre os desafios e os ataques à vocação sacerdotal.

A programação deste domingo, 11, começa às 8h, com um momento de louvor e Adoração. Em seguida, Frei Patrício irá falar sobre “Os imitadores de Cristo – A vida dos Santos”. Na parte da tarde será a vez de Dom Elias Chacour que abordará o tema “Ser testemunha de Cristo em todas as circunstâncias da vida”. No fim do dia, às 18h, será celebrada a santa missa. 




- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

FORMAÇÃO SHALOM

Diversos Blogspot

Blogs de Grupos da Difusão do Carisma Shalom