Acesso ao Blog - 25/10/2009

Diaconia Geral

Minha foto
Aquiraz, CEARÁ, Brazil
Difundir o Carisma através da implantação de grupos que sejam uma presença da obra Shalom em uma Diocese. http://assessoriadedifusaodaobra.blogspot.com/

ACESSE : Portal Shalom de Cara Nova

sexta-feira, outubro 08, 2010

Os caminhos de Clara

Recente filme sobre São Francisco lançado na Itália traz cena que faz pensar: Francisco caminha à frente e Clara um pouco atrás. Alguém comenta: “Vejo que segues Francisco!”, ao que ela retruca: “Enganas-te. Sigo caminhos mais profundos.” O santo, ao ouvir o diálogo, sorri, satisfeito.

Qual a razão da alegria de Francisco? Não teria ele preferido ouvir algo como: “Sim, sigo o pai Francisco para toda a vida!”. Certamente não. Na verdade, tal resposta o teria desgostado profundamente. Seu objetivo não era que seus discípulos o seguissem, mas que seguissem Jesus.

Tudo o que Clara e os outros deixaram teve como motivação um amor maior e mais profundo do que tinham uns pelos outros e todos por Francisco: a descoberta radicalmente “convertedora” do amor de Deus. Os abismos inatingíveis desse amor, cuja largura, profundidade, comprimento e altura são incalculáveis e inatingíveis consistiam os caminhos de Clara.

Inevitável pensar, neste outubro, em Francisco e Clara em sua sincera e simples busca do céu pelos profundos caminhos do amor de Deus e vivência do Evangelho. Ao meu redor, a cidade poluída por todo tipo de propaganda política em busca de seguidores. Na imprensa escrita, nos twitters, na TV, nas rádios, esforços de milhares de marqueteiros a serviço dessa ou daquela pessoa que almeja conquistar seguidores.
Ser seguido, hoje, é ter poder de influência sobre as pessoas, é aumentar o prestígio, o poder de barganha, a fama, a boa imagem. Hoje isso vale uma fortuna, além de inflar o ego dos já cheios de si.
O pensamento se volta, então, para a cena do filme. Como Teresinha, também de outubro, Francisco e Clara deixaram tudo: fortuna, juventude, pai, mãe, boa mesa, boa cama, estabilidade, sonhos, planos. Encontraram o amor maior. Andaram na contramão dos que contabilizam seguidores no twitter. Nadaram contra a corrente dos que gastam fortuna para serem seguidos, apreciados, ouvidos, aplaudidos.
Escolheram ser os menores, servos de todos. Teresinha e Clara trilharam o profundo caminho do silêncio, da contemplação, da pobreza absoluta, da castidade e obediência, do radical seguimento de Jesus... e o conheceram e amaram de uma forma que não conseguiram descrever. Ele foi seu tudo, sua plenitude, deixou-se conhecer pelo amar e ser amado.

Francisco trilhou os caminhos da evangelização, do “pessoa a pessoa”, do “porta a porta”. Desposou a Dama Pobreza, a Irmã Castidade, a Donzela Obediência. Foi livre, inteiramente livre. Não se importou com a opinião de ninguém e anunciou Jesus sem medo. Desafios? Sim, ele os teve, não, contudo, a ponto de desanimar no cumprimento de sua missão de serviço à Igreja e aos homens. Quanto a Jesus... conheceu-o e o amou com todas as suas forças, de todo seu coração, com tudo o que tinha e era. Conheceu-o pelo amor recíproco e, segundo o próprio Jesus, ninguém nesta terra conheceu e entendeu melhor seu amor divino.
“Sigo caminhos mais profundos”, disse a adolescente Clara. Que diriam hoje as de sua idade? Sigo Jesus através de Francisco, quis dizer Clara. Quem seguimos nós através dos nossos ídolos? Seguramente, ninguém, a não ser eles mesmos. Seguimos caminhos rasos, superficiais, barulhentos, sem peso de vida eterna.

Caminhos mais profundos dão sentido à vida, levam ao céu, são intermináveis e insaciáveis em busca do Senhor que amamos. Supõem silêncio, solidão bendita, oração. Caminhos superficiais retiram o sentido da vida, adoecem, enojam, levam a nós mesmos e, no melhor dos casos, a uma pessoa que nos decepcionará. Supõem ruído e agitação, geram solidão maldita e estéril irreflexão.
E tu? A quem segues? Segues twitters? Segues ídolos? Segues a ti mesmo? Ou segues caminhos mais profundos? Importa responder. Disso depende a qualidade de tua vida, teu caminho para seres tu mesmo, teu amor a Deus, teu céu.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
por Maria Emmir Nogueira, Co-fundadora da Comunidade Shalom *

Um comentário:

  1. Ola gente
    A com.Canção nova promove encontro de cura e
    libertação de 12 a 15 de novembro,com Pe Rufus(exorcista).Irá sair caravana da r.tertuliano
    potiguara,na aldeota.
    Que Deus os abençoe...Waleska.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

FORMAÇÃO SHALOM

Diversos Blogspot

Blogs de Grupos da Difusão do Carisma Shalom