Acesso ao Blog - 25/10/2009

Diaconia Geral

Minha foto
Aquiraz, CEARÁ, Brazil
Difundir o Carisma através da implantação de grupos que sejam uma presença da obra Shalom em uma Diocese. http://assessoriadedifusaodaobra.blogspot.com/

ACESSE : Portal Shalom de Cara Nova

sábado, outubro 02, 2010

Ao se votar em ficha suja, não se sabe para quem vai o voto



Os votos recebidos por candidatos barrados pela Justiça Eleitoral serão divulgados de maneira separada pelo TSE. A campanha terminou oficialmente, mas os candidatos tiveram um dia de política.

Os votos recebidos por candidatos barrados pela Justiça Eleitoral serão divulgados de maneira separada pelo Tribunal Superior Eleitoral, até decisão definitiva sobre as candidaturas.

Cada dia é uma agonia insuportável. Há uma perplexidade com posicionamentos de integrantes do Judiciário Eleitoral e da interpretação que eles dão, como se fossem decisões formais da Justiça Eleitoral. O momento é de apreensão. Depois do vai-e-vem sobre documento do eleitor e a lei da ficha limpa, a polêmica é sobre o destino dos votos dos candidatos com ficha suja.

Agora à noite, o TSE teve uma reunião, os ministros discutiram como se fará em relação a essa questão. E ficou decidido que os votos serão computados separadamente, e depois vão ser calculados. É um detalhe muito importante para a eleição proporcional. O ministro Marco Aurélio duvida que o TSE tenha poder de suplantar leis e desconsiderar o que o Supremo já decidiu: o voto depois de dado, saiba disto, eleitor, pertence ao partido político. Não se espantem se chegarem à conclusão mais tarde, no Judiciário, de que o melhor será deixar a lei da ficha limpa para as próximas eleições.

A campanha terminou oficialmente, mas só oficialmente. O artifício é dizer que são atos políticos e não de campanha. Como diz o colunista Ancelmo Góes do jornal O Globo, “é, pode ser”.

O único compromisso de Dilma Rousseff, do PT, foi o batizado do neto. A cerimônia foi realizada na Catedral Metropolitana, em Porto Alegre. Não foram permitidas imagens. Apenas uma foto foi divulgada na internet pela coordenação da campanha dela. No aeroporto, a candidata do PT falou sobre propostas na área da saúde para os idosos.

“Nós vamos distribuir remédios para hipertensão e para diabetes de forma gratuita. É justamente porque quando você faz isso, a sua ação de saúde pública é mais efetiva”, diz Dilma.

José Serra, do PSDB, fez uma caminhada na região metropolitana de São Paulo. Serra visitou o centro comercial de Osasco, uma das maiores cidades da região metropolitana da capital paulista. Entrou em lojas, cumprimentou comerciantes e conversou com eleitores. Serra voltou a dizer que, se eleito, vai aumentar o salário mínimo para R$ 600.

“Isso, sem dúvida nenhuma, vai estimular bastante o comercio no país como um todo. O Brasil precisa de uma economia forte para manter os empregos e ampliar a oferta de empregos”, diz Serra.

Marina Silva, do PV, fez uma caminhada no centro de São Paulo. Marina e o candidato do partido ao governo do Estado, Fábio Feldmann, fizeram uma caminhada no Viaduto do Chá. A manifestação terminou ao som do hino nacional.

Marina reafirmou o compromisso com um novo modelo de políticas para os mais pobres. “São as políticas sociais de terceira geração, criando meios para que as pessoas tenham igualdade de oportunidade, principalmente com a priorização na educação, no cooperativismo”, diz a candidata.

Plínio de Arruda Sampaio fez uma caminhada no Rio de Janeiro. Mas, antes, o candidato do PSOL almoçou com a família num restaurante à beira mar. Depois, na companhia do candidato ao governo do Estado, Jefferson Moura, discursou para militantes num palanque improvisado.

Plínio demonstrou satisfação com o que conseguiu fazer ao longo da campanha. “É a primeira vez que tem um candidato que fala o que o povo não pode ouvir. Mas ele falou. E é isso o que faz a diferença total. De modo que eu estou muito contente. Só posso estar contente”, diz o candidato.

A essa altura, já estamos na véspera da eleição. E, neste sábado, também deveremos ter o que a Christiane chamou de um dia de política sem chamar de campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

FORMAÇÃO SHALOM

Diversos Blogspot

Blogs de Grupos da Difusão do Carisma Shalom