Acesso ao Blog - 25/10/2009

Diaconia Geral

Minha foto
Aquiraz, CEARÁ, Brazil
Difundir o Carisma através da implantação de grupos que sejam uma presença da obra Shalom em uma Diocese. http://assessoriadedifusaodaobra.blogspot.com/

ACESSE : Portal Shalom de Cara Nova

sábado, outubro 16, 2010





Shalom ganha quatro novos sacerdotes



Os diáconos Aristóteles Alencar, Rômulo dos Anjos, Karlian Vale e Sílvio Scopel todos membros da Comunidade de vida Shalom prepararam-se por um período de, no mínimo, oito anos para neste dia quinze de outubro serem ordenados sacerdotes pela imposição das mãos e oração consecratória de dom José Antonio. Em torno de cinquenta seminaristas e mais de dez sacerdotes compareceram à missa de ordenação presbiteral.

A Solenidade iniciou-se pontualmente às 19h. Moysés Azevedo, fundador e moderdor da Comunidade, no comentário inicial convidou os presentes a se alegrarem por estarem na Catedral, Igreja mãe de Fortaleza celebrando um momento especial para a Igreja e para a Comunidade como aquele.

Um prelúdio contando de música e dança em alusão ao amor esponsal que existe entre Cristo e a Igreja preparou os presentes para a solene liturgia. Logo em seguida, a Marcha da Igreja, executada somente em ocasiões especiais, acompanhou a entrada da procissão litúrgica composta por seminaristas,sacerdotes, os quatro diáconos e os senhores bispos dom José Antonio, arcebispo de Fortaleza e dom Edmilson Cruz, bispo emérito.

As leituras da Liturgia da Palavra foram retiradas dos livros dos Atos dos Apóstolos, Carta aos Hebreus e Evangelho de são João respectivamente. Moysés Azevedo destacou a mensagem central da tríade de leituras, ‘a Igreja designa e sustenta os sacerdotes eleitos’, ‘O sacerdote é retirado do meio do povo’, ‘A escolha divina precede à humana’.

A primeira parte do Rito de Ordenação é composta pela chamada nominal dos eleitos, inquérito do bispo ao vigário geral sobre a dignidade dos candidatos e testemunho positivo do mesmo vigário acerca da conduta dos futuros sacerdotes.

O momento prossegue com a homilia donde dom José destacou a temática central do Evangelho do dia, a presciência de Deus na escolha dos seus e o amor que confirma o chamado e se torna a medida da resposta ao apelo divino de segui-lo como discípulo.

Após, enquanto a assembléia ajoelha-se, os quatro diáconos prostram-se e o ministério de música entoa em tom solene a ladainha de todos os santos invocando a proteção dos bem-aventurados aos futuros padres. Ao se levantarem, primeiro o bispo e em seguida os demais sacerdotes impõem as mãos sobre os eleitos conferindo-lhes o grau da Ordem presbiteral.

Ainda no rito de ordenação os neo-sacerdotes recebem as vestes de padres impostas por suas mães. Depois, as mãos dos eleitos são ungidas e envoltas por panos alvos aos quais os pais desenrolam. Os padres  que compõem o presbitério daquela celebração aproximam-se dos neo-sacerdotes e beijam-lhes com reverência as mãos.A Celebração Eucarística prossegue como de costume e os novos sacerdotes se unem aos demais em torno do altar.

A oração de ação de graças foi feita por Maria Emmir Nogueira, co-fundadora da Comunidade. Pe. Aristóteles Alencar falou em nome dos novos padres. Em sua fala emocionada o tema principal foi a gratidão. Agradeceu a Deus, aos familiares, parentes, amigos e à Comunidade. “Que seja nossa vida a demonstrar nossa gratidão”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

FORMAÇÃO SHALOM

Diversos Blogspot

Blogs de Grupos da Difusão do Carisma Shalom