Acesso ao Blog - 25/10/2009

Diaconia Geral

Minha foto
Aquiraz, CEARÁ, Brazil
Difundir o Carisma através da implantação de grupos que sejam uma presença da obra Shalom em uma Diocese. http://assessoriadedifusaodaobra.blogspot.com/

ACESSE : Portal Shalom de Cara Nova

domingo, janeiro 23, 2011

Ângelus do Papa na introdução da oração mariana

Queridos irmãos e irmãs!


Nesses dias, de 18 a 25 de janeiro, está se desenvolvendo a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Este ano o tema é uma passagem do livro dos Atos dos Apóstolos, que resume em poucas palavras a vida da primeira comunidade cristã de Jerusalém: “Perseveraram eles na doutrina dos apóstolos, nas reuniões em comum, na fração do pão e nas orações” (Atos 2:42).
É muito significativo que este tema foi proposto pelas Igrejas e Comunidades eclesiais de irmãs da Terra Santa e do Oriente Médio. O serviço deles é ainda mais precioso, alvorado de um testemunho que, em certos casos, chega ao sacrifício da própria vida; Por isso, enquanto acolhemos com alegria os pontos de reflexão oferecidos pelas Comunidades que vivem em Jerusalém, nos reunimos em torno a eles, e isso torna para todos um fator adicional de comunhão.
Também hoje, para ser no mundo sinal e instrumento de íntima união com Deus e de unidade entre os homens, nós cristãos devemos fundar a nossa vida sobre esses quatro “pilares”: a escuta da Palavra de Deis transmitida na viva Tradição da Igreja, a comunhão fraterna, a Eucaristia e a oração.
Somente deste modo, permanecendo firmemente unida a Cristo, a Igreja pode cumprir eficazmente a sua missão, apesar dos limites e das falhas dos seus membros, apesar das divisões, que o apóstolo Paulo devia enfrentar na comunidade de Coríntios, como recorda a segunda Leitura bíblica deste domingo: "Rogo-vos, irmãos – escreve Paulo - que todos sejais em pleno acordo e que não haja entre vós divisão, mas vivei em boa harmonia, no mesmo espírito e no mesmo sentimento” (1,10).

O apostólico, de fato, sabia que na comunidade cristã de Corínto nasceram discórdias e divisões; por isso, com grande firmeza, acrescenta: “Então estaria Cristo dividido?” (1,13). Assim dizendo, ele afirma que cada divisão na Igreja é uma ofensa a Cristo; e, ao mesmo tempo, que é sempre Nele, único Deus e Senhor, que podemos re-encontrar-nos unidos, para a força inesgotável da sua graça.
Aqui está o apelo intemporal do Evangelho de hoje: “Fazei penitência, pois o Reino dos céus está próximo” (Mt 4,17). O sério empenho de conversão em Cristo é o caminho que conduz a Igreja, com os tempos que Deus dispões, à plena unidade visível. É um sinal os encontros ecumênicos que nestes dias se multiplicam em todo mundo.
Aqui em Roma, outras delegações ecumênicas estarão presente a partir de amanhã numa sessão de encontro da Comissão para o diálogo teológico entre a Igreja Católica e as Antigas Igrejas Orientais. E depois de amanhã, concluiremos a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos com a solene celebração das Vésperas na festa da Conversão de São Paulo. Nos acompanha sempre, neste caminho, a Virgem Maria, Mãe da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

FORMAÇÃO SHALOM

Diversos Blogspot

Blogs de Grupos da Difusão do Carisma Shalom