Acesso ao Blog - 25/10/2009

Diaconia Geral

Minha foto
Aquiraz, CEARÁ, Brazil
Difundir o Carisma através da implantação de grupos que sejam uma presença da obra Shalom em uma Diocese. http://assessoriadedifusaodaobra.blogspot.com/

ACESSE : Portal Shalom de Cara Nova

terça-feira, janeiro 25, 2011

Papa Bento XVI pede respeito em redes sociais na internet


CIDADE DO VATICANO - O Papa Bento 16 expressou aprovação condicional às redes sociais na segunda-feira, elogiando seu potencial mas alertando que amizades online não servem como substituto para contato humano real.
O pontífice de 83 anos, que não tem conta no Facebook, expressou suas opiniões em uma mensagem com um título sério, que poderia funcionar como um tweet: "Verdade, proclamação e autenticidade da vida na era digital."

Ele afirmou que as possibilidades das novas mídias e redes sociais oferecem "uma grande oportunidade", mas alertou sobre os riscos de despersonalização, alienação, falta de autocrítica e sobre o perigo de ter mais amigos virtuais que reais.

"É importante lembrar sempre que o contato virtual não pode e não deve substituir o contato humano real com as pessoas, em todos os níveis de nossas vidas", disse o Papa em mensagem no Dia Mundial da Comunicação da Igreja Católica.
Ele pediu aos usuários de redes sociais para se perguntarem quem são seus vizinhos nesse novo mundo e para que evitem o risco de disponibilidade permanente online acompanhada de "menor presença diante daqueles a quem encontramos em nossa vida cotidiana".
Os vastos horizontes das novas mídias "exigem urgentemente uma séria reflexão sobre a importância da comunicação na era digital", disse.
O papa não mencionou qualquer site ou aplicativo social específico, mas ao longo da mensagem usou frequentemente termos como "compartilhar", "amigos" e "perfis".

Disse também que as redes sociais podem ajudar "o diálogo, o intercâmbio, a solidariedade e a criação de possíveis relacionamentos", mas acrescentou diversos alertas.
"Entrar no ciberespaço pode ser sinal de uma busca autêntica de encontros pessoais com os outros, desde que as pessoas fiquem atentas e evitem perigos como o de se encerrarem em uma espécie de existência paralela, ou de o exposição excessiva ao mundo virtual", disse.

"Na busca de compartilhamento, de 'amigos', há o desafio de ser autêntico e fiel, e de não ceder à ilusão de construir um perfil público artificial", afirmou.
O papa Bento 16 aconselhou os jovens a não criarem perfis falsos em redes sociais como o Facebook e o Orkut, ao emitir sua mensagem ao 45ª Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado nesta segunda-feira.

No texto, o pontífice afirma que as redes sociais oferecem novas oportunidades de “compartilhamento”, de “diálogo, troca, solidariedade e criação de relações positivas”.
Mas, para ele, é preciso “evitar os perigos” da internet, como os de “se refugiar em uma espécie de mundo paralelo, ou de ter uma excessiva exposição no mundo virtual”. Bento 16 ressaltou ainda que, na procura por um número maior de “amigos”, é necessário ser “fiel a si mesmo” e nunca acreditar nos truques ou “ilusões, como a criação de falsas identidades e “perfis”.
“Na procura pelo compartilhamento e pela amizade, enfrenta-se o desafio de ser sempre autêntico, fiel a si mesmo, sem ceder à ilusão de construir artificialmente um perfil público”, destaca a mensagem, intitulada “Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital”.
O pontífice também elenca outros perigos aos quais os usuários das redes sociais estão expostos, como “a tendência de se comunicar somente com algumas partes do próprio mundo interior e o risco de cair em uma espécie de construção da imagem de si mesmo”
Segundo Bento 16, “como qualquer outro fruto da engenhosidade humana, as novas tecnologias da comunicação pedem para ser postas a serviço do bem integral da pessoa e da humanidade inteira”. “Se usadas sabiamente, [as redes sociais] podem contribuir para satisfazer o desejo de sentido, verdade e união que permanece na aspiração mais profunda do ser humano”, afirma o Papa.
Segundo o papa, “o envolvimento sempre maior no mundo digital público estabelece novas formas de relações interpessoais, influencia na percepção de si e impõe, inevitavelmente, a questão não somente do modo correto de agir, mas também da autenticidade do próprio ser”.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

FORMAÇÃO SHALOM

Diversos Blogspot

Blogs de Grupos da Difusão do Carisma Shalom