Acesso ao Blog - 25/10/2009

Diaconia Geral

Minha foto
Aquiraz, CEARÁ, Brazil
Difundir o Carisma através da implantação de grupos que sejam uma presença da obra Shalom em uma Diocese. http://assessoriadedifusaodaobra.blogspot.com/

ACESSE : Portal Shalom de Cara Nova

quarta-feira, março 16, 2011

Conversão, graça de Deus e vereda de coragem

- Iniciamos a quaresma, um tempo de mudança de vida,de penitência, de caridade, de conversão, de rompimento com o velho e com o pecado.
Não poderíamos fazer de conta que este tempo não exige de nos como cristãos uma vigilância, uma reflexão, oração, um raciocínio para retomarmos a nossa imagem querida por Deus, considerando que não podemos viver esta retomada sozinhos, precisamos da Graça de Deus e da coragem que não deixa de ser graça que vem da Graça!
Para percorrer este caminho querido por Deus gostaria de usar uma imagem muito querida por João Paulo II e comentada por ele em uma de suas colocações:

“ Vós sois chamados a viver como sentinelas da manhã.”

E o que é sentinela? O que isto quer dizer em relação a esta conversão como graça de Deus e vereda de coragem?
Vejamos, esta palavra vem do italiano sentinela, que quer dizer soldado que está de vigia ou de guarda a alguma coisa, exercendo um ato de guardar, vigiar, esperando de forma mais isolada e segura. Por conseguinte são pessoas prontas para considerar todos os movimentos e, ágeis para saber verificar toda a sua orientação; Pessoas que não se deixam seduzir pelas vozes das sereias, mas sabem prosseguir com força de vontade.
Se desenha aqui como devemos lidar com o prazer, o poder e o possuir, como devemos viver diante do pecado que nos é apresentado todos os dias e por vezes buscado por nos diariamente.
Se olharmos bem mais a fundo dentro de nos podemos constatar que há um relativismo subtil mas prepotente, que nos induz a cometer pecados pensando que é assim mesmo, que o homem nada pode fazer em relação a isto ou aquilo,que é só um pecadinho menor, que só Jesus é perfeito e vamos pondo um ponto final na possibilidade de, aqui, agora, nesta realidade do momento ou nesta circunstancia que me é apresentada, com a graça de Deus e com coragem, como vigia, como sentinela da manhã, posso romper, posso dizer NÃO, posso ter postura e atitude nova e assim não repetir os vícios e pecados que são costumeiros, que com frequência levo para Deus e para a confissão.
Quanto engano de nossa parte é pensar e agir de forma relativista, é disfarçar o soldado forte que è a nossa VONTADE em covarde guardinha que se esconde com medo,que prefere ficar olhando passivamente, é colocar dentro de uma caixa o melhor presente que já recebemos, a Graça que Jesus me deu, conquistou por mim no deserto, no getsemani e na cruz: A VIDA DE SANTIDADE.
Para vivermos a conversão diária precisamos assumir todas as graças que Cristo conquistou para nos com a entrega da sua vida, precisamos com coragem romper com o pecado, nas pequenas ocasiões, no nosso dia a dia, seja pequenas mentiras, seja ressentimentos alimentados contra a família,seja omissão, seja vícios que temos, seja o desejo de comprar em demasia, de comer descompensadamente, de querer ser melhor que os outros, os julgamentos etc. Pecados que só nos sabemos que praticamos.
Mudar o caminho, com a graça e com coragem a partir das novas decisões de cada dia é possível. Firmemo-nos na palavra, na oração, na Eucaristia, na confissão e no serviço e amor aos irmãos.
SIM, somos chamados a viver como sentinelas da manhã a cada dia, a cada instante, é preciso lutar com coragem!
Encorajo você nesta quaresma com as mesmas palavras de Paulo a Timóteo:
“ Por isso recordo-te que tens de reavivar o dom de Deus que está em ti... Pois o que Deus nos concedeu não é um espirito de medo, mas um espirito de força, amor e domínio de si.” ( 1 Tm 1,6-7 ).
Tenha uma santa e abençoada Quaresma!
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

por Comunidade Shalom *
Rosenalva Ferreira, Missionária Shalom na Tunísia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

FORMAÇÃO SHALOM

Diversos Blogspot

Blogs de Grupos da Difusão do Carisma Shalom