Acesso ao Blog - 25/10/2009

Diaconia Geral

Minha foto
Aquiraz, CEARÁ, Brazil
Difundir o Carisma através da implantação de grupos que sejam uma presença da obra Shalom em uma Diocese. http://assessoriadedifusaodaobra.blogspot.com/

ACESSE : Portal Shalom de Cara Nova

sábado, setembro 18, 2010

Papa recorda Mary Ward, fundadora da "jesuitas", acusada de heresia - 17/09/2010 - 16:15

No discurso feito esta manhã, na St. Mary's University College, de Twickenham, em Londres, aos religiosos e religiosas que ensinam nas escolas católicas, Bento XVI recordou a figura de Mary Ward, fundadora da congregação das "Damas Inglesas" também conhecidas como "jesuitinas".

"Olhando em torno – disse o pontífice – vejo muitos religiosos de vida apostólica, cujo carisma compreende a educação dos jovens. Isso me oferece a oportunidade de dar graças a Deus pela vida e obra da Venerável Mary Ward, oriunda destas terras, cuja visão pioneira da vida religiosa apostólica para as mulheres deu tantos frutos. Eu mesmo – sublinhou Bento XVI – quando jovem, fui educado pelas "Damas Inglesas" e tenho para com elas um profundo débito de gratidão."

Mary Ward foi reconhecida Serva de Deus por meio de um decreto assinado no ano passado, pelo papa, tornando-a Venerável. Esse reconhecimento é o primeiro passo rumo à canonização de uma mulher e de uma religiosa que, em vida, foi olhada com maus olhos por parte da Igreja, que a acusou até mesmo de heresia e fechou a congregação por ela fundada.

Nascida na Inglaterra, na época das perseguições anticatólicas, Mary Ward foi para a França, para dedicar-se à vida religiosa, mas recusou-se a limitar-se à vida contemplativa à qual todas as religiosas eram obrigadas em razão da Contrarreforma, e em 1609, abriu uma escola na França, com o objetivo de educar as adolescentes.

A iniciativa – revolucionária para a época – teve grande sucesso e as "Damas Inglesas" – como eram conhecidas as religiosas de Mary Ward – difundiram-se rapidamente. Foi o Papa Paulo V (1605-1621)que reconheceu a nova congregação, modelada a exemplo dos Jesuítas – daí o apelido "jesuitinas" com o qual elas são conhecidas.

Seus sucessores, todavia, viram com maus olhos a nova congregação, pela isenção da obrigação da clausura, pela dependência direta do Papa e pela semelhança com os Jesuítas. O Papa Urbano VIII (1623-1644) em 1631, suprimiu a congregação, acusando Mary Ward de heresia, acusação pela qual ela foi presa.

Mary Ward recusou-se a assinar uma confissão e, mais tarde, pôde voltar a abrir escolas na França e na Inglaterra, todavia a congregação – com seu nome mudado para Congregação da Beatíssima Virgem Maria – foi reconhecida pelo Papa Clemente XI (1700-1721) apenas em 1703, mas teve que esperar três séculos – até 2003 – para poder adotar o nome de Congregatio Jesu (Congregação de Jesus) explicitando, assim, a própria inspiração nas regras de Santo Inácio de Loyola e da Companhia de Jesus.
 
Última Alteração: 16:15:00
Fonte: Rádio Vaticano
Local:Londres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

FORMAÇÃO SHALOM

Diversos Blogspot

Blogs de Grupos da Difusão do Carisma Shalom