Acesso ao Blog - 25/10/2009

Diaconia Geral

Minha foto
Aquiraz, CEARÁ, Brazil
Difundir o Carisma através da implantação de grupos que sejam uma presença da obra Shalom em uma Diocese. http://assessoriadedifusaodaobra.blogspot.com/

ACESSE : Portal Shalom de Cara Nova

quarta-feira, fevereiro 23, 2011

MENSAGEM DO PAPA QUARESMA 2011




"Sepultados com marca Ele não Batismo, FOI COM also ressuscitastes Que Ele"

CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 22 de fevereiro de 2011 ( ZENIT.org ) - Apresentamos uma Mensagem do Papa Bento XVI um par de 2011, com Quaresma o Tema "Sepultados com marca Ele não Batismo, FOI COM also marca Ele ressuscitastes Que» ( cf. Cl 2, 12). O Texto FOI Apresentado Hoje Pela Santa Sé.

* * *


Irmãos e Irmãs Amado!

A Quaresma, Que nsa conduz à Celebração da Santa Páscoa, e parágrafo um tempo hum Igreja liturgico Muito Importante e precioso, vista in do quali-me feliz Por Dirigir SINTO UMA Palavra Específica Para quê SEJA vivido com o devido empenho. Enquanto Olha o n º Encontro definitivo com o Seu Esposo nd Páscoa eterna, um eclesial comunidade, assídua nd Oração e Caridade laboriosa na, intensificação o Seu Caminho de Purificação nenhum Espírito, parágrafo haurir com abundancia Mais do Mistério da Redenção uma Vida Nova in Cristo Senhor (cf. Prefácio I de Quaresma).

1. ESTA MESMA Vida JÁ FOI nsa transmitida nenhuma Nosso Dia do Baptismo, quando, «Tendo-nsa furacão da Morte partícipes e Ressurreição de Cristo» iniciou parágrafo NÓS "uma aventura jubilosa e exaltante do Discipulo» ( Homilia nd Festa do Baptismo do Senhor, 10 de Janeiro de 2010). São Paulo, NAS SUAS Cartas, repetidas Vezes insiste Sobre a Comunhão singular com o Filho de Deus realizada Neste lavacro. O facto Que nd maioria DOS CASOS o Baptismo se recebe quando Somos Crianças Põe in Evidência Que se trata de Dom Um de Deus: Ninguém Merece uma Vida Eterna com a Forças Próprias. A Misericórdia de Deus, lava Que do Pecado e de Permite Viver na Própria Existência «OS mesmos Sentimentos de Jesus Cristo» (Fl 2, 5), e comunicada gratuitamente Homem ao.

O Apóstolo dos tios, nd Filipenses Carta EAo, Expressa o Sentido da Transformação Que se com Realiza uma Morte nd Participação e Ressurreição de Cristo, indicando uma meta: Que eu POSSA ASSIM «Conhece-Lo, a Ele, à Força da Ressurreição e SUA à Comunhão despedaçá sofrimentos nsa, configurando-me à Suá Morte, n º ver se POSSO Chegar à Ressurreição dos Mortos » (Fl 3, 10-11). Baptismo, so as to, e nao eh O rito do Passado, Mas o Encontro com Cristo Que informação Toda Existência fazer um baptizado, doa-LHE A Divina Vida e Chama-o numa uma Conversão sincera, iniciada e apoiada Pela Graça, O Que leve um alcançar um Estatura adulta de Cristo.

Um Vínculo especial liga o Baptismo com um Quaresma Como Momento favorável parágrafo Experimentar uma Graça Que salva. Os Padres do Concílio Vaticano II convidaram Todos OS Pastores da Igreja utilizar uma «Mais abundantemente OS Elementos baptismais proprios da liturgia quaresmal» (Const. Sacrosanctum Concilium, 109). De facto, semper DESDE uma associação Igreja uma Vigilia Pascal Celebração um do Baptismo: Neste Sacramento Realiza-se Aquele Grande Mistério Pelo qua O Homem Morre o parágrafo Pecado, e tornado Participe da Vida Nova in Cristo Ressuscitado e recebe o MESMO Espírito de Deus Que Jesus ressuscitou dos Mortos (cf. Rm 8, 11). Este Dom Gratuito DEVE serviços reavivado semper CADA UM EM de NÓS EA Quaresma oferece-NOS UM AO Percurso análogo catecumenato, OS Para quê cristãos da Igreja Antiga, also Como ASSIM OS n. catecúmenos de Hoje, e UMA insubstituível Escola de Fé e de Vida Cristã : enguias Deveras Vivem o Baptismo Como hum acto decisivos na SUA um parágrafo Toda Existência.

2. Empreender Pará seriamente o Caminho Rumo à Páscoa e nsa prepararmos Para Celebrar um Ressurreição do Senhor - uma festa jubilosa E mais solene de Todo o Ano Litúrgico - O Que PoDE de Haver Mais Adequado Que deixar-se conduzir nsa Pela Palavra de Deus? Por uma Igreja ISSO, nsa TEXTOS evangélicos dos domingos de Quaresma, hum par da Guia-nsa Encontro particularmente Intenso com o Senhor, repercorrer Fazendo-nsa como ETAPAS do Caminho da Iniciação Cristã: para catecúmenos os, nd Perspectiva de receber o Sacramento do Renascimento, parágrafo baptizado quem é você, vista in decisivos de Novos e Passos não Seguimento de Cristo e nd marca Ele Doação total.

O Primeiro domingo do Itinerário quaresmal evidencia uma condição Nossa terra não Nesta Homens. O vitorioso contra o Combate a Tentacoes, Que Dá Início à Missão de Jesus, hum e um Convite n º Tomar Consciência da fragilidade Própria acolher uma Graça Que Liberta do Pecado e Nova Força in Cristo, Caminho, Verdade e Vida infunde (cf. Ordo Initiationis Christianae Adulto, n. 25). E UMA Clara Chamada uma Recordar Como uma Fé Cristã implicações, um Exemplo de Jesus e in União com Ele, UMA Luta "contra OS dominadores deste Mundo Tenebroso» (Hb 6, 12), qua não o diabo e Activo e nao se CANSA, Hoje Sequer nem, de tentar Que o Homem deseja aproximar-se do Senhor: Cristo Disso sai vitorioso, also Abrir parágrafo O Nosso Coração Esperança Guiar um e-NOS NA Vitória seduções como fazem mal.

O Evangelho da Transfiguração do Senhor Põe Diante dos Olhos NOSSOS um Glória de Cristo, antecipa um Que Que Ressurreição e anuncia uma divinização do Homem. A COMUNIDADE toma Consciência Cristã conduzida de serviços, Como OS apóstolos Pedro, Tiago e João, «in particular, a hum alto monte» (Mt 17, 1), par acolher de novo in Cristo, Como Filhos não Filho, o dom da Graça de Deus: «Este e o Meu Filho Muito Amado: n'Ele pus TODO o Meu enlevo. Escutai-O »(v. 5). O Convite e um distanciar-se dos boatos da Vida quotidiana parágrafo se imergir nd Presença de Deus: Quer marca Ele transmitir-nos, Todos OS Dias, Uma Palavra Que NAS Profundezas penetração do Nosso Espírito, discerne o mal Onde EO BEM (cf. Hb 4, 12) e reforça uma Vontade de Seguir o Senhor.

O Pedido de Jesus à Samaritana: «Dá-me de Beber» (Jo 4, 7), e Que PROPOSTO NA liturgia do domingo Terceiro, Exprime uma Paixão de Deus Por Quer de Todos os Homens e não suscitar o Nosso Coração Desejo fazer da liberdade «Água jorrar um parágrafo a Vida eterna» (v. 14): E o dom do Espírito Santo, Que FAZ dos cristãos "verdadeiros adoradores" capazes de Rezar Pai AO «Espírito e Verdade in» (v. 23). Só ESTA Água PoDE extinguir uma Nossa Sede do Bem, Verdade da Beleza e da! Só ESTA Água, Que nsa FOI doada Pelo Filho, irrigação OS desertos da alma inquieta e insatisfeita, "enquanto nao peguei o em Deus», Segundo célebres como Palavras de Santo Agostinho.

O Domingo do Cego de nascença Apresenta Cristo Como Luz do Mundo. O Evangelho CADA UM interpela de Nós: «Tu não cres Filho do Homem?". «Creio, Senhor» (Jo 9, 35,38), com alegria Afirma o Cego de nascença, Fazendo-se Voz de Todos os crentes. O Milagre da Cura e O Que Sinal Cristo, juntamente com uma vista, Quer Abrir O Nosso Olhar interior, parágrafo Que A Nossa Fé se Torne CADA Vez Mais profunda e possamos reconhecer n'Ele o Nosso Único Salvador. TODAS Ilumina marca Ele como obscuridades da Vida e Leva o Homem a Viver Como "Filho da Luz».

Quando, sem domingo quinto, nsa e proclamada uma Ressurreição de Lázaro, os postos Somos Diante do Último Mistério da Nossa Existência: «Eu sou um Ressurreição EA Vida ... ISTO Cres tu? » (Jo 11, 25-26). Pará urna comunidade Cristã e O Momento de Sinceridade com o Depor, juntamente com Marta, uma Toda Esperança in Jesus de Nazaré: «Sim, Senhor, creio Que Tu és o Cristo, o Filho de Deus, Que havia de vir ao Mundo» (v . 27). A Comunhão com Cristo Nesta Vida prepa-nsa n. SUPERAR o Limite da Morte, par Viver n'Ele FIM SEM. A Fé nd Ressurreição dos Mortos EA Esperança da Vida Eterna Abrem O Nosso Olhar o Sentido derradeiro parágrafo da Nossa Existência: Deus CRIOU o parágrafo Homem Ressurreição e um parágrafo a Vida, Verdade e ESTA doa uma Dimensão Editora Autêntica e definitiva à História dos Homens, à Pessoal e Existência SUA AO Seu Viver a, cultura social, à Política, à Economia. Privado da luz da Fé TODO O Universo Acaba Por se fechar Num Futuro SEM sepulcro, Esperança sem.

O Percurso quaresmal Encontra o Seu Cumprimento não Tríduo Pascal, particularmente nd nd Grande Vigilia Noite Santa: Renovando as baptismais Promessas, reafirmamos Que Cristo o Senhor e Nossa Senhora da Vida, daquela Vida Que Deus nsa comunicou quando renascemos «da Água e do Espírito Santo» , e reconfirmamos O Nosso Compromisso firme in corresponder à Acção da Graça n º SEUS sermos Discípulos.

3. O Nosso imergir nsa nd Morte e Ressurreição, Cristo atraves de do Sacramento do Baptismo, estimula-NOS Todos Os Dias um libertário O Nosso Coração das Coisas materiais, de hum egoísta Vínculo com uma «terra», Que nsa nsa e empobrece impedem de Estar Disponíveis Abertos e um Deus e AO Próximo. Em Cristo, Deus revelou-se Como Amor (cf. 1 Jo 4, 7-10). A Cruz de Cristo, um «Palavra da Cruz» manifestações o Poder salvífico de Deus (cf. 1 Cor 1, 18), Que se doa par Elevar o Homem e dar-LHE um Salvação: Amor Na Sua forma Mais radical (cf. Enc. Deus caritas est, 12). Atraves das Práticas Tradicionais fazer jejum, esmola e da Oração da, Expressões do empenho de Conversão, a Quaresma educação par Viver de MoDo CADA Vez Mais o amor radical de Cristo. O Jejum, Que ter motivações PoDE Diversas, adquirir o parágrafo Cristão hum Significado profundamente Religioso: Mais tornando um pobre Nossa mesa aprendemos um SUPERAR o egoísmo par Viver na Lógica da Doação e do amor; suportando privações como ALGUMAS Coisas de - e assim como nao supérfluo - aprendemos uma desviar Nosso Olhar o fazer «eu», parágrafo Descobrir Alguém AO Nosso Lado e reconhecer Deus nsa Rostos de Tantos Irmãos NOSSOS. Pará, o Cristão o jejum de dez nada intimista, MAS in Abre Maior Medida n. parágrafo Deus e dos Homens de Necessidades, e FAZ COM O Amor Que um also SEJA Deus Amor ao Próximo (cf. Mc 12, 31).

N Nosso Caminho encontramo-nsa perante uma Tentação do ter, da avidez do Dinheiro, Que insidia uma primazia de Deus nd Nossa Vida. A cupidez da Posse provocação Violência prevaricação, e Morte: POR ISSO uma Igreja, especialmente sem tempo quaresmal, CONVIDA à Prática da esmola, OU SEJA, à CAPACIDADE de Partilha. A idolatria dos Bens, ao Contrário, nao tão afasta do Outro, MAS despoja o Homem, Torna-o-Infeliz, engana-o, ilude-o SEM Que promete Aquilo Realizar, PORQUE Coloca como Coisas materiais não Lugar de Deus, a Unica Fonte da Vida. Como compreender um Gostas paterna de Deus se o estabele Coração Cheio de si e dos Projectos proprios, COM OS cais Quais d'Orsay nsa iludimos Poder de garantir o Futuro? A Tentação e um de Pensar, Como o rico da parábola: «Alma, dezenas muitos in Bens Depósito n. muitos Anos ...». «Insensato! Nesta Noite MESMA, pedir-te-ão um Tua alma ... » (Lc 12, 19-20). A Prática da esmola e UMA Chamada à primazia de Deus e à Atenção par com o Próximo, parágrafo redescobrir o Pai Nosso e receber um bom Misericórdia SUA.

Em TODO o Período quaresmal, a-oferece nsa com abundancia Igreja particular, uma Palavra de Deus. Meditando-a e interiorizando-a a par Viver quotidianamente, aprendemos UMA preciosa e insubstituível forma de Oração, PORQUE uma Escuta atenta de Deus, uma continuação Que Falar AO Nosso Coração, Alimenta o Caminho de Fé Que iniciámos nenhum dia do Baptismo. Um de Permite-nsa also Oração adquirir Uma Nova Concepção do tempo: de facto, SEM A perspectiva da eternidade e da transcendência elementos Cadencia Simplesmente OS NOSSOS Passos Rumo A UM Horizonte Que Futuro temperatura nao. Ao Contrário, Na Oração Deus encontramos tempo para, Para quê Conhecer «como SUAS Palavras nao Passarão» (cf. Mc 13, 31), par ENTRAR Naquela Comunhão Íntima com marca Ele «Que nsa Ninguém Podera tirar» (cf. Jo 16, 22 ) e Que nsa Abre à Esperança Que nao desilude, a Vida Eterna.

Em síntese, o Itinerário quaresmal, não Somos um qua Convidados contemplar o Mistério da Cruz, e «Fazer-se conformes com A morte de Cristo» (Fl 3, 10), par Realizar UMA Conversão profunda da Nossa Vida: deixar-se Transformar Pela Acção do Espírito Santo, Como São Paulo não Caminho de Damasco, com orientar DECISÃO A Nossa Existência Segundo uma Vontade de Deus; libertário Nós do Nosso egoísmo, Superando o instinto de dominio Sobre other OS e Abrindo-nsa a Caridade de Cristo. O Período quaresmal e Momento favorável parágrafo reconhecer uma debilidade Nossa, acolher, COM UMA REVISÃO sincera de Vida, uma Renovadora Graça do Sacramento da Penitência com Caminhar e DECISÃO parágrafo Cristo.

Queridos Irmãos e Irmãs, Mediante o Encontro com o Nosso Pessoal atraves e Redentor do jejum, da esmola e da Oração, O Caminho de Conversão Rumo à Páscoa lev-nsa a redescobrir O Nosso Baptismo. Renovemos Nesta Quaresma o Acolhimento da Graça. Que Deus concedeu nsa Naquele Momento, Ilumine Que Pará e TODAS guie como Acções Nossas. Tudo O Que o Sacramento Realiza e Significa, Somos chamados um vive-lo de Todos os Dias números Seguimento de Cristo CADA Vez Mais Autêntico e generoso. Neste Nosso Itinerário, confiemo-NOS à Virgem Maria, gerou Que o Verbo de Deus Fé e nd nd carne, parágrafo nsa imergir Como ELA Morte e Ressurreição nd do Seu Filho Jesus e ter a Vida Eterna.

de Vaticano, 4 de Novembro de 2010
Benedictus PP XVI

[© Libreria Editrice Vaticana]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

FORMAÇÃO SHALOM

Diversos Blogspot

Blogs de Grupos da Difusão do Carisma Shalom