Acesso ao Blog - 25/10/2009

Diaconia Geral

Minha foto
Aquiraz, CEARÁ, Brazil
Difundir o Carisma através da implantação de grupos que sejam uma presença da obra Shalom em uma Diocese. http://assessoriadedifusaodaobra.blogspot.com/

ACESSE : Portal Shalom de Cara Nova

segunda-feira, agosto 15, 2011

CAMINHADA COM MARIA - 1,8 milhão de fiéis

O Papa Bento XVI explicou que, "na Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, celebramos a passagem da condição terrena à bem-aventurança celeste daquela que gerou na carne e acolheu na fé o Senhor da Vida".

O Santo Padre lembrou que a veneração da Virgem Maria acompanha desde o início a caminhada da Igreja e a partir do século IV surgem festas marianas. "Em algumas é evidenciada a função da Virgem na história da salvação, em outras são celebrados os momentos principais de sua existência terrena", disse o Papa.
Bento XVI ressaltou que o significado da festa do dia 15 está contido na Constituição Apostólica Munificentissimus Deus, promulgada pelo Venerável Papa Pio XII em 1° de novembro de 1950. "A Imaculada sempre Virgem Maria, Mãe de Deus, concluída sua vida terrena, foi assunta ao céu na glória celeste em corpo e alma", afirma o documento.
"Artistas de todas as épocas pintaram e esculpiram a santidade da Mãe do Senhor adornando igrejas e santuários. Poetas, escritores e músicos tributaram honras à Virgem com hinos e cantos litúrgicos. Do oriente ao ocidente a Mãe do Céu é invocada como santíssima que traz o Filho de Deus nos braços, cuja proteção toda humanidade encontra refúgio com a antiga oração: 'À vossa proteção recorremos, santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mais livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita', destacou o Papa.
Bento XVI ressaltou que no Evangelho do dia 15, São Lucas descreve a plenitude da salvação através da Virgem Maria. No seio de Maria o Onipotente se fez pequeno e Maria depois do anúncio do Anjo visita a sua prima Isabel para levá-la o Salvador do mundo. As duas mulheres, que esperavam a realização das promessas divinas, saboreiam agora a alegria da vinda do Reino de Deus, a alegria da salvação.
Bento XVI exorta-nos a confiar em Maria que "assunta ao céu, não renunciou à sua missão de intercessão e salvação", citando as palavras do Papa Paulo VI.
O Papa pediu à Virgem Maria, guia dos Apóstolos, auxílio dos Mártires e luz dos santos, para que nos acompanhe nesta vida terrena e nos acolha um dia junto de seu Filho Jesus.

A padroeira de Fortaleza será homenageada, pelo nono ano, na Caminhada com Maria. A organização estima reunir 1,8 milhão de católicos no caminho de louvor e fé entre o santuário, na Barra do Ceará, e a Catedral Metropolitana, onde Nossa Senhora será coroada pelo arcebispo Dom José Antônio Tosi.
Para garantir que a caminhada seja um encontro de paz, um esquema de segurança foi montado pela organização. Serão aproximadamente 500 policiais militares atuando em todo o percurso e nas ruas próximas. Além disso, o coordenador da caminhada, Afonso Ibiapina, cita que foram contratados seguranças particulares.
“Esse ano a estrutura foi quase que duplicada. Ao longo da Leste-Oeste vamos ter nove pontos de apoio, além de banheiros químicos, distribuição de água, socorristas. Contratamos médicos, paramédicos, enfermeiros, ambulâncias”, cita o coordenador. A Guarda Municipal participa da procissão com 100 agentes.
Cento e quarenta agentes da AMC darão apoio no trânsito da região durante a caminhada. A partir das 7h, 20 agentes isolarão o Santuário de Nossa Senhora da Assunção, na Barra do Ceará, de onde partem os fiéis às 14h. Durante a procissão, os dois sentidos da Leste-Oeste serão bloqueados para o fluxo de veículos de acordo com a presença dos fiéis.
Setenta ônibus extras serão disponibilizados pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) para levar os fiéis para a Caminhada com Maria. O efetivo reforçará a frota já em circulação no dia. Os veículos estarão disponíveis entre 10h e meia-noite.
Quem vai todos os anos para a Caminhada com Maria reforça o convite para a procissão. “É um momento de muito agradecimento. E a quantidade de gente impressiona. A grande maioria vai com muita devoção, sempre agradecendo. Eu saio renovada”, diz a professora Senem Peixoto de Oliveira Leal. Pela sexta vez, ela passará o dia da padroeira, 15 de agosto, louvando Nossa Senhora.
A funcionária pública Ana Rita Félix Ribeiro reforça alguns cuidados que os fiéis devem ter. “É bom ir com tênis, roupa leve, levar dinheiro para o lanche. Eu vou de ônibus e tem ônibus direto pra lá”, lembra.
O percurso em orações faz com que a guia de turismo Zenóbia Gonçalves de Farias nem perceba a distância entre o santuário e a Catedral. “São 12 quilômetros? Eu acho tão perto”, ri com a informação do quanto ela e os colegas caminham todos esses anos. “É uma festa muito tranquila. Nunca ouvi histórias de roubo. A gente vai rezando, cantando”, conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

FORMAÇÃO SHALOM

Diversos Blogspot

Blogs de Grupos da Difusão do Carisma Shalom