Acesso ao Blog - 25/10/2009

Diaconia Geral

Minha foto
Aquiraz, CEARÁ, Brazil
Difundir o Carisma através da implantação de grupos que sejam uma presença da obra Shalom em uma Diocese. http://assessoriadedifusaodaobra.blogspot.com/

ACESSE : Portal Shalom de Cara Nova

segunda-feira, agosto 15, 2011

JMJ 2011, as jornadas dos recordes



Madrid11.com
Lisboa, 15 ago 2011 (Ecclesia) – Números recorde de inscrições, presença inédita na internet e redes sociais, uma passagem por localidades portuguesas e a repetição do país de acolhimento, pela primeira vez, marcam as próximas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), em Madrid.
A 26ª JMJ, maior evento juvenil organizado pela Igreja Católica, conta de 16 a 21 de agosto com um programa religioso e cultural de seis dias, na capital espanhola, sendo esperados cerca de um milhão de jovens de mais de uma centena de países, 13 mil padres e 4500 jornalistas.
Bento XVI chega a Madrid no dia 18, presidindo a nove celebrações litúrgicas e encontros com grupos de professores universitários, jovens religiosos e religiosas, seminaristas, pessoas portadoras de deficiência, voluntários e os mais de um milhão de peregrinos, que incluem uma via-sacra nas ruas da cidade, uma vigília e uma missa no aeródromo de Cuatro Vientos (ver programa completo).
Esta será a terceira visita de Bento XVI a Espanha, após as passagens por Valência (2006), Santiago de Compostela e Barcelona (2010).
Trata-se também da terceira viagem do atual Papa à cidade que acolhe as JMJ, depois de Colónia (Alemanha, 2005) e Sidney (Austrália, 2008).
Madrid vai ser palco na próxima quinta-feira de um acontecimento raro no catolicismo português, quando mais de 10 mil jovens estiverem com a maioria dos bispos diocesanos de Portugal, iniciativa, que segundo o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) é “inédita” no âmbito da participação nacional no maior evento católico juvenil do mundo, também se distingue por reunir simultaneamente um elevado número de jovens (10 706) e prelados (18).
O encontro, intitulado “Edificados sobre o alicerce dos Apóstolos”, será encabeçado pelo presidente da Conferência Episcopal, o cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, que profere uma catequese.
A Espanha é o primeiro país a organizar pela segunda vez as JMJ, dado que em 1989 as mesmas tinham decorrido em Santiago de Compostela, também com D. António Rouco, hoje cardeal e arcebispo de Madrid., como anfitrião.
O padre espanhol José María Gil Tamayo, consultor do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais (Santa Sé), escreve que este evento vai transformar Madrid “no centro juvenil de toda a Igreja Católica”.
“Os números deste encontro são já tão excecionais, na sua dimensão, que mesmo do ponto de vista humano fazem com que este acontecimento seja ‘magno’, por si só, e situam-no na primeira linha de todos os eventos mundiais”, aponta, em texto publicado pelo semanário Agência ECCLESIA e disponível na edição especial para a JMJ 2011.
Mais de um quarto de um século após a sua criação, por João Paulo II, as Jornadas chegam, na sua edição 2011, ao mundo virtual, como sublinha Fernando Cassola Marques.
O especialista, responsável pela rubrica ‘multimédia’ no semanário Agência ECCLESIA, sublinha que “desde a página oficial que se encontra disponível em mais de 13 idiomas”, à presença nas principais redes sociais, “todo o processo de comunicação e divulgação das JMJ foi muito bem estruturado”.
As JMJ deste ano poderão ser acompanhadas em permanência através de uma rádio (radio.madrid11.com) e televisão (tv.madrid11.com).
“Claramente, a presença na rede é bastante eficaz e foi muito bem estruturada, levando-nos a afirmar que estas são as primeiras JMJ 2.0.”, conclui Cassola Marques.
O Vaticano confirmou, entretanto, que a próxima edição das JMJ vai ter lugar no Rio de Janeiro (Brasil), em 2013, escolha que Bento XVI anunciará oficialmente no dia 21 deste mês.
RM/OC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

FORMAÇÃO SHALOM

Diversos Blogspot

Blogs de Grupos da Difusão do Carisma Shalom