Acesso ao Blog - 25/10/2009

Diaconia Geral

Minha foto
Aquiraz, CEARÁ, Brazil
Difundir o Carisma através da implantação de grupos que sejam uma presença da obra Shalom em uma Diocese. http://assessoriadedifusaodaobra.blogspot.com/

ACESSE : Portal Shalom de Cara Nova

quinta-feira, julho 08, 2010

A vivência da pobreza na Vocação Shalom

Bendito seja Deus pelos dezenove anos de fundação da Comunidade Católica Shalom! Durante esse tempo, somos testemunhas de quantas graças o Senhor vem derramando sobre sua Igreja, através desta "vocação de Paz". Uma Obra sobrenatural, magnífica, "um caminho de felicidade" (RVSh, 193), um caminho de união, de amizade com o Autor do nosso chamado. Que o Criador de tudo receba a nossa gratidão por, desde toda a eternidade, ter gerado o nosso lugar, a nossa vocação, a nossa vida. 

Desfrutando desta preciosa data, aproveitemos para mergulhar em uma grande bênção que o Senhor nos convida a viver como batizados e, de maneira mais intensa, aos consagrados que se sentem chamados a vivê-la como vocação específica: o conselho evangélico da Pobreza. 

"Ser pobre é, em primeiro lugar, estar nas mãos de Deus" (RVSh, 238). A grande maioria das pessoas, quando verdadeiramente começam a descobrir o Senhor e, de diversas formas, experimentar o Amor de Deus (através de Seminários de Vida no Espírito Santo, orações, Celebrações Eucarísticas etc.) logo sentem a necessidade de se desprenderem daquilo que pode vir a dificultar o relacionamento mais íntimo com Ele. E mesmo aqueles que já possuem um longo tempo de caminhada, sentem o quanto é fundamental estar livres para fazer a vontade de Deus. 

A Pobreza nada mais é do que essa liberdade diante do materialismo pregado pelo mundo. Somos pobres na medida em que nos despojamos da falsa mentalidade de que "É preciso ter muitos bens", quando partilhamos o que temos e somos, quando confiantemente cremos que Deus nos dará o essencial para nossa vida e felicidade. 

Na Comunidade Shalom o Senhor nos convida a, alegremente, vivermos este belo chamado de fé, tanto na Comunidade de Vida como na Comunidade de Aliança. 
"Os irmãos da Comunidade de Vida são chamados a viver a experiência de total abandono de suas vidas nas mãos de Deus" (ECCSh, 117). 

Na Comunidade de Vida os irmãos vivem diretamente a total "dependência" do querer divino. Em tudo! Desde o seu sustento básico, estes irmãos são mantidos pela Providência do Senhor, que se manifesta das mais diversas formas (doações, dízimo, comunhão de bens por parte da Obra etc.). "A economia do Reino de Deus é a Divina Providência. Assim, todos os irmãos da Comunidade de Vida nada possuam como propriedade pessoal" (ECCSh, 118). O caminho de pobreza destes irmãos é o de não possuir nada, sendo livres para partilharem suas vidas uns com os outros, com a Igreja, com o mundo. Desde a administração daquilo que Deus lhes confia pessoalmente (um número limite de roupas e utensílios em geral, que variam dependendo da região, cultura ou função desempenhada), como comunitariamente (residência da comunidade, alimentação, vestuário, centros de evangelização e outras necessidades da Obra). 

Devem buscar a sobriedade no vestir, no falar e em suas atitudes, agir com moderação e buscar, seja qual for o ambiente no qual Deus os chame ao anúncio do Evangelho (dos locais mais simples aos mais suntuosos), ser reflexo do Cristo Pobre, que despojou-se de tudo para perfeitamente servir. 
"Os irmãos da Comunidade de Aliança, mesmo não renunciando à posse dos bens materiais, são chamados por Deus a viverem o espírito evangélico da pobreza, expresso em: Buscai primeiro o Reino de Deus e tudo mais vos será dado por acréscimo (Lc 12,13)" (ECCSh, 217). 

A Comunidade de Aliança é chamada, num profundo espírito de humildade, a dispor daquilo que o próprio Deus lhe concedeu: profissão, tempo, bens etc. Vivendo num mundo extremamente consumista, estes irmãos são luz e testemunho da liberdade de quem necessita em primeiro lugar, abandonando a "idolatria do possuir", ser livre para o serviço. "Os irmãos da Comunidade de Aliança tenham em mente que tudo o que possuem é dom de Deus". Assim, tendo a consciência de que Deus é o verdadeiro dono de tudo, os membros da Comunidade de Aliança vivem o abandono, adminstrando os "dons" do Senhor; sejam eles ricos materialmente ou não. 

Com isso, juntamente aos outros Conselhos (Castidade e Obediência), Deus nos concede este seguro caminho de santidade, para que, livres de quaisquer empecilhos, sirvamos uns aos outros, partilhemos o que temos e somos, buscando nos assemelhar a Jesus Pobre e Despojado. 

Um comentário:

  1. FAZ POUCO TEMPO QUE FAÇO PARTE DO GRUPO DE ORAÇAO DA COMUNIDADE SHALOM.PARTICIPEI DO RENASCER E LA SENTI COMO É GRANDE O AMOR DE DEUS POR MIM.E FOI LA TAMBEM QUE SENTI UM FORTE CHAMADO DE PARA COMIGO DURANTE A ADORAÇAO AO SANTISSIMO NAO SEI O QUE FAZER POIS É UMA SEDE QUE NÃO PASSA ME AJUDEM POR FAVOR A ENCONTRAR A RESPOSTA QUE PRECISO.OBRIGADA COMUNIDADE CATOLICA SHALOM POR TER SIDO O INTERMEDIARIO DA MINHA VIDA COM DEUS.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

FORMAÇÃO SHALOM

Diversos Blogspot

Blogs de Grupos da Difusão do Carisma Shalom